TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Mesopotâmica

Dissertações: Arte Mesopotâmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  191 Visualizações

ARTE MESOPOTÂMICA

Os povos mesopotâmicos eram compostos pelos sumérios, assírios, babilônicos, e persas; eles se destacaram em três áreas da arte: arquitetura; escultura; e pintura.

ARQUITETURA

As principais manifestações da arquitetura mesopotâmica eram os palácios, em geral muito grandiosos; como não havia muita pedra na região, as paredes eram feitas de tijolos, ladrilhos e argila.

Zigurate

O Zigurate foi o destaque mais conhecido e mais representativo da arquitetura mesopotâmica; este que era uma construção de sete andares sobre a qual havia uma capela, usada para observar o céu.

ESCULTURA

Os escultores desta época representavam na maioria das vezes o corpo humano, e este era esculpido de uma forma rígida, sem expressão de movimentos e livre de detalhes anatômicos; os pés, as mãos e os braços geralmente ficavam colados ao corpo, coberto com longos mantos, enquanto os olhos eram completados com esmalte brilhante. As estátuas conservavam sempre uma postura estática ante a grandiosidade dos deuses; As figuras se caracterizavam por um grande realismo.

PINTURA

Na pintura, os artistas se utilizavam de cores claras, e reproduziam caçadas, batalhas, e cenas da vida dos reis e dos deuses.

CONCLUSÃO

A Arte Mesopotâmica desenvolveu-se ao longo de muitos séculos e de diferentes civilizações, não sendo, portanto, muito coesa em suas manifestações, mas caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Fortemente ligados à religião, os povos da Mesopotâmia construíram templos e palácios suntuosos, que eram considerados cópias dos existentes nos céus.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com