TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Nossa De Cada Dia

Monografias: Arte Nossa De Cada Dia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO PARTICIPATIVA: A Importância da Família na Escola.

INTRODUÇÃO

A Escola em sua ampla conjuntura de funções dos seus componentes permite a participação e existência de um profissional especificamente voltado a observar, direcionar e planejar coletivamente com a equipe e comunidade escolar quais ações são de fato relevantes para o sucesso do ensino-aprendizagem. Alguém que dentre outras finalidades seja capaz de informar-se e manter informada a sua equipe de trabalho fazendo com que sejam sempre intensificados os objetivos e metas da Instituição de ensino garantindo desde a sua objetividade à implementação de propostas educativas mais favoráveis

O gestor escolar democrático, exercer no espaço da autonomia que lhe foi conferida, seu papel de elemento-chave na orientação e gerenciamento dos resultados do desempenho escolar obtidos frente às ações devidamente planejadas pela equipe escolar. Na verdade, ele, no seu exercício específico de profissional articulador e mobilizador da equipe escolar, devem está continuamente vivenciando suas atividades intencionais sempre voltadas para a melhoria do andamento da escola.

Este trabalho consiste em um estudo de caso com base em um projeto de intervenção acerca da participação e atuação da família na Escola Municipal Letícia Carneiro de Sousa do município de São Sebastião do Tocantins. O trabalho teve duração de quatro meses. Para tanto utilizou-se como suporte teórico necessário as pesquisa de Paro (2001) e Demo (2001) além de referências como LBD (1996), Libâneo (2001) Luck (2005) a fim de discutir melhor a questão da participação da família na escola. Na escola campo de pesquisa já se desenvolve um trabalho pedagógico desde 2009 e na atualidade trabalhamos na condição de coordenador (a), visto que esta pesquisa ajudará o desenvolvimento dos trabalhos à frente da mesma.

A gestão democrática, como política de gestão escolar, deve ser assumida pelas escolas como necessária ao trabalho pedagógico, visto que por meio da participação conjunta de pais, alunos e comunidade escolar, é que pode-se construir um projeto escolar que de fato promova educação e aprendizagem.

Considerando-se que em nossa escola a participação das famílias ainda é pouca e que na escola campo, esta participação dificultava o trabalho da gestão, tomando ainda a gestão democrática como referência, é que realizou-se a referida pesquisa acerca desta temática, na perspectiva de chamar as famílias para dentro da escola e perceberem como se desenvolve a educação de seus filhos.

Neste sentido, esta pesquisa se propõe a chamar atenção, sobretudo das famílias, para a necessidade de participação na escola e das atividades por ela desenvolvida, como forma de contribuir mais para com a educação de seus filhos, nossos alunos.

Portanto, o objetivo principal desta pesquisa é de possibilitar a participação das famílias na escola, oportunizando momentos de reflexão sobre a importância de seu papel nas atividades escolares dos alunos, que é parte integrante do PPP da escola, fazendo com que esta participação torne-se um meio facilitador do trabalho da gestão, aproximado assim, os pais à vida escolar de seus filhos.

1 – A importância da família na escola

A família é a instituição primaz no que se refere à educação, pois é dela que se origina a base pedagógica do ato de aprender e da ação da educativa. É primeiramente na família que o individuo vivência, juntamente com os afetos e cuidados, o saber aprender, que logo depois vivência também nas instituições de ensino.

Neste sentido, o processo de educação escolar vem auxiliar e aliar-se ao processo de educação iniciado no seio da familiar, de modo que juntas Escola e Família resultam na garantia de uma prática educativa que de fato promova ensino e produza bons resultados na formação de cidadãos.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB) de 1996 reconhece que “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana (...) e nas movimentações culturais” (art. 1º da Lei 9394/1996). Evidenciando assim, legalmente a base familiar. Porém, um dos grandes desafios das instituições de ensino na atualidade no Brasil, refere-se exatamente, a pouca participação da comunidade, e, sobretudo das famílias, na gestão e nas etapas de ensino desenvolvidas nas escolas.

A relação gestão escolar e família têm perdido espaço, gerando com isto alguns problemas pedagógicos, dificultando o processo de ensino e de aprendizagem. Nas últimas décadas, tem se constatado que a família é muito importante para o aprendizado das crianças na escola e que sua ausência conseqüentemente gera problemas difíceis de serem sanados somente pela escola .

A partir dos anos 80, o movimento em favor da descentralização e da democratização das escolas públicas, encontrou grande apoio e incentivo, através das reformas educacionais e nas proposições do legislativo. A partir do reconhecimento da importância de democratiza a escola, tornando-a assim, participativa, é que se institucionaliza, sob a forma de leis, a participação de todos e principalmente da família na gestão e organização das escolas. E a consolidação dessas leis se efetiva quando em 1996 é aprovada a lei de diretrizes e bases da educação básica (lei nº 9394/96).

2 – Educação, dever da Família e do Estado.

Educação é um projeto que não se desenvolve sozinho, é necessário o envolvimento de vários setores da sociedade civil, de forma a promover um melhor gerenciamento e direcionamento das fases do ensino e assim alcançar êxito no processo educativo.

Assim, a família é convidada a estar presente e inserida no contexto das instituições de ensino, pois se constitui de uma representação fundamental dessa participação da sociedade civil.

A Lei Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB), observando a importância dessa correlação família/escola, já prevê em seu artigo 2º que “A educação, dever da família e do estado (...) tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando (...) e sua qualificação para o trabalho” (LDB, 1996, p. 9) ou seja, os objetivos e finalidades da educação passam necessariamente pela presença e participação da instituição familiar.

Entretanto, não pretende-se com isto eximir a escola ou mesmo o estado de suas responsabilidades, mas ao contrário, tornar a escola mais eficaz e integral, sendo assim o lar, a continuação das etapas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com