TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte e Educação

Tese: Arte e Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

ARTE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.

1. Pautando-se nas discussões empreendidas no fascículo, escreva um texto argumentando sobre a importância da arte no universo escolar.

R :A arte é muito importante no universo escolar, pois a criança compreende o mundo por meio da relação com os sons, com a escrita, com as imagens e expressões corporais, pois da mesma maneira que se aprende a ler palavras é possível fazer leituras dessas relações e desta forma compreender melhor o mundo em que se vive.

A troca de experiências que ocorre no ambiente escolar mostra que cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente, construindo o próprio conhecimento,

Desta forma, ao pensar na importância da Arte no cotidiano escolar, nota-se que além de ser responsável pelas expressões de sentimentos e pensamento de todo e qualquer indivíduo, mesmo que ele não perceba, é por meio da linguagem sartísticas que os indivíduos conseguem compreender e estabelecer relações entre o mundo externo e interno.

2. Explique o conceito de arte, citando a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica.

R A arte de elite ou erudita que normalmente esta conservada nas mãos de particulares e em museus, onde poucos tem acesso, devido ao valor que cada obra tem. É uma arte que precisa ser apreciada por críticos que entendem do assunto e não esta assim tão disponível para toda a sociedade, só para as elites.

Arte popular ou folclórica ela geralmente só tem valor no local onde ela foi produzida. Não acompanha modismo, e ela é expressa por formas diversas como o teatro, a poesia e a dança. Ela traduz os sentimentos do seu público.

Arte de massa é aquela que edita moda e consegue atingir uma grande parte da sociedade..

3. Como era desenvolvida a arte na pré-história?

R: No período conhecido como Paleolítico Superior a arte era desenvolvida através de desenhos nas pedras e paredes de cavernas, e os artistas que realizavam desenhos tinham vários privilégios nas suas comunidades, pois muitos acreditavam que esses desenhos poderiam prever algo que aconteceria no futuro,Pode-se observar manifestações artísticas também em esculturas femininas criadas de barro,pedra entre outros artigos que representavam a fertilidade. Também há outros tipos de manifestações artísticas nesse período que são as mãos em forma de negativo que eram realizadas por uma tinta feita através da mistura de gordura sangue ou excremento de animais,onde os homens utilizavam canudos feito de ossos ou plantas para soprar a tinta sobre a superfície da parede ao redor da mão.

4. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione três dessas culturas típicas da Idade Antiga e escreva sobre as principais características da respectiva produção artística.

R; Arte Egípcia: No Antigo Egito as obras de arte possuíam um forte caráter religioso e funerário. Essas características podem ser explicadas em função da crença que os egípcios tinham na vida após a morte. Há representações artísticas de deuses, faraós e animais explicadas por textos em escrita hieroglífica. As pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides ou em papiros. Representavam o cotidiano da nobreza ou tratava de assuntos do cotidiano. Uma das características principais da arte egípcia é o desenho chapado, de perfil e sem perspectiva artística. ARTE ISLÂMICA: engloba a literatura, a música, a dança, o teatro e as artes visuais de uma ampla população do Oriente Médio que adotou o Islamismo. Nela percebe-se a influência das civilizações pré-islâmicas, dos povos conquistados e de dinastias ligadas à questão religiosa. Por todos os domínios islâmicos difundiu-se uma produção artística marcada pelas idéias religiosas, imateriais – os conceitos de infinito, eternidade, menosprezo da vida material, desejo de transcendência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com