TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes

Tese: Artes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Tese  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

artes

Relato da aluna: Adriana Jose Carlos

Comecei a estudar com sete anos de idade, em uma escola da zona rural, pois morávamos no sítio, lembro de que minha professora gostava de fazer alguns passeios com os alunos. Como era uma região pequena, que todos nós conhecíamos, era super divertido este tipo de recreação, pois nos desenvolvíamos socialmente, compartilhávamos experiências, nos comunicávamos, além de reforçar os laços de amizade. Em sala de aula, a professora trabalhava muito a relação com a família, nas datas comemorativas, como por exemplo, o dia das mães, ela reunia alunos e mães, compartilhava histórias e outras experiências. Lembro-me que certa vez, ela contou a história dos Três porquinhos, depois pediu para as mães e os filhos juntos, reproduzirem a história através do desenho, sendo que os mesmos foram expostos no mural da escola. Quando tinha desenhos para ser pintado usávamos lápis de cor para a pintura e canetinha só era usada para fazer contornos nos desenhos, nos usávamos bastante também o carbono para fazer copia de outros desenhos. Na hora de fazer a pintura professora explicava como deveria ser realizada, se fosse uma arvore o caule deveriam ser pintadas na cor correta as folhas da arvore também, pois nos não deveríamos pintar as folhas de uma arvore de azul se na realidade ela e verde, e quando fazíamos desenhos de uma arvore ela deveria conter todas as partes caule, folhas, frutos, raízes e a terra, pois nem uma arvore vive flutuando, ela precisa de terra, água,vento para sobreviver.

Etapa 4

A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E DO TRABALHO COM OBRAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DA SENSIBILIDADE INFANTIL.

A Arte é extremamente importante para o desenvolvimento global do ser humano, devendo ser trabalhada, com liberdade e seriedade desde cedo em sala de aula, pois possibilita maior articulação das disciplinas, abre caminhos para a imaginação e para novas descobertas, criando canais para a expressão dos sentidos e emoções. Baseando-se no Art. 3º da Nova LDB, Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996: “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:...l.- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a Arte e o saber. No entanto, existe a necessidade de conscientização não só dos educadores, como também de toda sociedade. Deste modo, consideramos fundamental opinar sobre a importância da Arte em nossas Escolas. A Educação Artística e extremamente importante para o desenvolvimento global do ser humano, devendo ser trabalhada, com liberdade e seriedade desde cedo. Fazer Arte é uma das mais ricas formas de expressão dos nossos sentimentos. Auxilia, por exemplo, na facilidade da expressão escrita, uma vez que esta requer muita imaginação. Falando-se em imaginação, fala-se na capacidade de lidar com situações difíceis, de improvisar e muito mais. O mercado de trabalho hoje, exige cidadãos criativos e versáteis. Muitos deles podem ser incentivados e estimulados na sua capacidade de criação.

Porém, a avaliação de uma produção artística, está ligada à idéia do “feio” e do “bonito”, a qual está enraizada nas pessoas, o que faz com que estas julguem os trabalhos artísticos, de acordo com as suas concepções de beleza. Este julgamento pode tolher a produção de novos trabalhos, o que é injusto, pois sabemos que os grandes artistas estão sempre na busca da perfeição por si mesmos. A buscada perfeição e da superação dos próprios limites, com a aceitação dos erros, deve ser incentivada desde cedo, pois são valores fundamentais para o desenvolvimento do ser humano, e conseqüente crescimento da sociedade em todos os setores, sociedade esta, que cada vez mais rejeita cidadãos acomodados. Estes e outros valores, bem como a História da Arte no mundo, vêm ao encontro dos objetivos da Nova LDB, e dos educadores comprometidos com o desenvolvimento da cultura em geral, visando uma sociedade mais justa, mais solidária e mais sensível. Aprender apreciar uma obra de Arte desenvolve a sensibilidade. Estudar a História da Arte, além de complementar o ensino da História Tradicional, faz-nos entender com maior profundidade a evolução humana. O uso da Arte na Educação aponta para um cenário em que as respostas moldadas impermeáveis não podem mais ser seguidas por pontos finais. Devem sim, serem levadas para “seres humanos pensantes”, que possam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com