TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes

Monografias: Artes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

No começo as esculturas eram mais simples, com menos curvas, mais duras e com menos acabamentos bem feitos.

A escultura do período arcaico

Nas obras do período arcaico nota-se a influência do Egito não só como fonte inspiradora, mas também na técnica. O escultor apreciava a simetria natural do corpo humano. O artista esculpia figuras masculinas nuas, eretas, em rigorosa posição frontal e com peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas.

Estátua grega segundo o padrão de kouros, que significa “homem jovem” (c.525 a.C.)

A evolução da escultura

Esta obra representa uma nova forma de fazer escultura.O Efebo tem a cabeça ligeiramente voltada para o lado, o corpo descansa sobre uma das pernas, afastada em relação ao eixo de simetria, e mantém nesse lado o quadril um pouco mais elevado.

Efebo de Crítios (c. 480 a.C.). Museu Nacional de Antenas.

A arquitetura

As construções que se destacam na arquitetura grega são os templos. Hoje em dia, os templos são construídos para reunir pessoas em cultos religiosos, entre os gregos sua finalidade era proteger das chuvas ou do sol excessivo as esculturas de deuses e deusas. Era construído sobre uma base com três degraus: as colunas e as paredes do templo eram erguidas sobre o mais elevado deles. Sua estrutura obedecia dois modelos: ordem dórica e ordem jônica. A cobertura dos templos era constituída de dois telhados altos no centro e inclinados para os lados. Essa posição do telhado, tanto na entrada do templo como no fundo, criava um espaço em forma de triângulo, que era ornamentado com esculturas.

Na rigidez da pedra, o movimento

Vemos um jovem atleta preste a lançar um disco. O corpo está curvado para a frente; o braço direito, que segura o disco, está elevado; o braço esquerdo está na altura do joelho direito. As pernas e os pés estão prontos para garantir a rotação do corpo e o impulso necessário para arremessar o disco a uma distância considerável.

Discóbolo, de Míron (450 a.C.) 1,55 metros de altura. Museu Nacional Romano, Roma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com