TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes N E Recreação

Exames: Artes N E Recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  5.426 Palavras (22 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 22

I- INTRODUÇÃO

Introdução

É muito importante valorizar o momento da brincadeira do educando

pode-se notar, ao longo da história da educação, que muitos pesquisadores e estudiosos passaram a se importar com o ato da brincadeira, e, então, começaram a observar a sua evolução. Conclui-se que a brincadeira ganhou mais saliência nos aspectos cognitivos, pois de uma atividade lúdica passou a dar contribuições importantes na área de aquisição do conhecimento. Assim, auxilia no processo de aprendizagem e deixa de ser uma prática somente da realidade da educação infantil, podendo ser utilizada durante todos os níveis de ensino. Nesse caso, pode-se afirmar que é riquíssima a utilização do lúdico na escola como recurso pedagógico, pois como diria Rubem Alves (2003), o brinquedo desperta interesse e curiosidade, aspectos que contribuem na aprendizagem.

A experiência vivida em sala de aula foi realizada na escola ETI Aprígio Thomaz de Matos, porque com a prática em sala fez-me refletir como será meu dia a dia como professora. Enquanto estou estudando apenas teorias, não tenho ideia do que é estar frente a uma classe e ser a responsável pela mediação do conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande.

No entanto quem realizou projeto fui eu junto com a professora Elizete a partir do dia 14 (quatorze) de Abril até 23 ((vinte e três ) de Maio de 2014.

Os resultados obtidos foi saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criançada realmente se desenvolva e aprenda com compreensão, propiciando o desenvolvimento dos processos com o contexto sociocultural; Refletir sobre a aprendizagem através da interação com os indivíduos; Oportunizar na prática o aprendizado teórico que tive durante o estágio.

Portanto é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão. O estar em sala de aula exigirá o planejar, executar as ações, refletir e avaliar sua prática, e esta dinâmica do aprender a ser professor, não é uma tarefa simples, pois a prática nos leva a uma aprendizagem contínua, no sentido de sempre buscar a melhorar nossa atuação enquanto educadores.

II - DESENVOLVIMENTO

a) Observação e Interação.

A Escola Municipal Aprígio Thomaz de Matos, contempla a funcionar em tempo integral, com turno matutino e vespertino. Existem os cursos ofertados na instituição identificadas para as turmas, desde a Educação Infantil, com pré-escolar 1 e 2; e do 1º ao 9º Anos do Ensino Fundamental, conforme suas séries/anos, com número de alunos razoável quanto ás condições de distribuição de atividades curriculares e com programação diferenciada do calendário urbano, respeitando as condições que as comunidades do campo necessitam em diversos aspectos. Este calendário conta com os 200(duzentos) dias letivos e sendo cumprida com a carga horária de 40(quarenta) horas semanais.

A Escola Municipal Aprígio Thomaz de Matos foi criada em pela resolução n° 014/97 de 17/09/1997 e fundada em Fevereiro de 1989 quando a fazenda Consolação ainda fazia parte do município de Porto Nacional e funcionava na residência da professora Regina Martins Parente que no turno matutino em uma sala multiseriada, ministrava aulas para 20 (vinte) alunos cursando do 2 ano. Com a criação do município de Palmas, a escola passou a fazer parte desse município pela Lei de criação n°. 604/96 foi autorizada pela resolução n°. 108/03 C.M.E.

Inicialmente a estrutura física da escola era um barraco de palha, espaço esse fornecido pela prefeitura. Durante o ano de 1990 funcionou neste local até que fosse construído um prédio adequado e no dia 1° de Abril de 1991, iniciaram-se as aulas no prédio próprio atendendo do pré-escolar ao 5°ano do Ensino Fundamental.

Até o ano 2001, esta Unidade Escolar atendia Educação Infantil (pré-escolar) e as séries iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5°ano). Os alunos das séries finais do Ensino Fundamental (6° ao 9°ano) estudavam na escola Municipal Daniel Batista em Palmas.

Atualmente atende Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais do Ensino Fundamental e atividades diversificadas em Tempo Integral no período matutino e vespertino.

O nome da escola se deu em homenagem ao Senhor Aprígio Thomaz de Matos que teve grande contribuição para a educação nessa região entre as décadas de 40 e 60 transportando alunos entre Miracema, Porto Nacional e cidades vizinhas. Na época, 1943, ele trabalhava como pedreiro, carpinteiro e caixeiro viajante (mascate) e vendedor de remédios. O sistema de transporte era realizado em animais (burros e animais), só no ano de 1950 ele adquiriu um caminho e continuou exercendo o mesmo ramo, passando a ser também construtor de pontes e mestre de obras da prefeitura de Porto Nacional. O ramo de trabalho desse homem e sua vontade de ajudar a quem precisava, o levou a ter tamanha contribuição para a educação dessa região. Esse senhor fazia o transporte desses alunos que residia entre as cidades de Miracema e Porto Nacional sem nenhuma remuneração.

A população atendida é de 320 (trezentos e vinte) alunos, são recepcionados por outros educadores que acompanham o momento do lanche até o inicio das aulas, conforme um horário pré-estabelecido, no turno Matutino e Vespertino, envolvendo todos os professores e as disciplinas curriculares da matriz curricular vigente, que segue a LDB. Existem salas identificadas para as turmas, desde a Educação Infantil, com pré-escolar 1 e 2; e do 1º ao 9º Anos do Ensino Fundamental, conforme suas séries/anos, com número de alunos razoável quanto às condições de distribuição de atividades curriculares. Assim, o horário é completo em atividades desde as 7h até às 16h.

Quanto às constituições familiares dos alunos moram em pequenas propriedades (chácaras), os quais, em sua maioria não são os proprietários, mas sim funcionários. Uma grande parcela trabalha com a agricultura de subsistência – produção de arroz, milho, feijão, mandioca, leite entre outros – enquanto que outros vivem essencialmente do salário que recebem como caseiros. Essas famílias, em sua maioria possuem pouca escolaridade ou são semianalfabetos, o que, de alguma forma, afeta a escola a aprendizagem dos alunos.

A Proposta Curricular visa promover valores, hábitos, ideias, atitudes e forma de expressar critérios para resolver problemas etc. É por intermédios das modificações comportamentais da área afetiva que a escola pode contribuir para a fixação dos valores e dos ideais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com