TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Na Educação

Dissertações: Artes Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

UERJ

DISCIPLINA ARTES NA EDUCAÇÃO

Questão única:

Releia os capítulos 1 a 5 dos cadernos didáticos e as postagens do nosso fórum.

Baseando-se no que se disse sobre “o que é música?”, sobre os processos de significação e validação de uma obra musical, sobre as relações necessárias entre a obra e o sujeito, reflita sobre o papel da educação musical na escola. Qual seria, no seu entender, a função desta educação musical? Como podemos atuar em sala de aula, levando estas questões em consideração?

Partindo da concepção de que não há um conceito único para a definição de música, e que a música está atrelada ao contexto e vivência cultural em cada tempo e lugar, mesmo que de forma distinta a educação musical emerge de um reconhecimento e valorização das características que definem especifico grupo social considerando música toda organização sonora voltada para um fim específico dentro do seu contexto sócio cultural gerador.

Assim, a maneira como Teca Alencar de Brito propõe o ensino musical :

“Não devemos (nem podemos) aprisionar a música em bancos escolares duros e imóveis. Música é movimento, aventura, criação, sensação, devir, e desse modo, considero, deve estar presente nos planos da educação. Respeitando tempos e lugares, alunos e comunidades, buscando singularizar as experiências que emergem em distintos contextos, sem as amarras dos modelos e dos sistemas estritos que, não raro, tendem a aprisionar o fato musical em algumas de suas regras.” (BRITO, 2010).

A função da educação musical é de potencializar, ampliar a formação integral de maneira que o universo sonoro seja redescoberto, reinventado, lido tal como é e seja possível perceber, conhecer, classificar , recriá-lo contextualizá-lo. O ensino da música não deve ser o de massificar, elevar ou definir padrões , mas o de explorar, experimentar, diversificar,partindo da realidade musical existente, reconhecida e valorizada, nesse sentido entendo que a atuação em sala de aula privilegia o trabalho do ouvir, como propõe Murray Shaefer, “ouvido pensante”, o processo de significação musical parte desse princípio de perceber, detectar as qualidades sonoras esmiuçar o que compõe o produto final “música” recheado de qualidades do som. Ao potencializar a percepção, estabelecendo qualidades também preparamos os alunos para produção musical, que poderá ser feita através da seleção de elementos “qualidades” já percebidos, conhecidos e explorados.

Portanto, o trabalho em sala com seleção dos elementos das qualidades do som, desafios de produção de sons corriqueiros, sons do dia a dia, até sonorização de histórias teatralizadas, gravação para audição posterior, trabalhando maneiras de se produzir os sons, o que é preciso para se obter as qualidades anteriormente pensadas, um processo de recriação dos sons, contribui para uma educação musical de qualidade que reconhece e valoriza os contextos sociais e proporciona meios de perceber os elementos a sua volta .

BRITO, Teca Alencar de. Ferramentas com brinquedos: a caixa da música. Revista da ABEM, Porto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com