TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Prontas

Artigos Científicos: Artes Prontas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste artigo,analisaremos de que forma a Arte pode ser aplicada na educação da criança,por sentirmos necessidade de entender e responder qual o valor da Arte e como ela pode ajudar no desenvolvimento da criança,visando estimular a sensibilidade do aluno, incentivando-o a pensar,sentir e agir de maneira diferente,por meio do uso das diferentes linguagens artísticas,buscando favorecer o desenvolvimento do potencial criador do indivíduo.

De acordo com os autores que contribuíram na pesquisa realizada neste artigo podemos dizer que a arte tem uma grande importância na educação escolar e em geral ela tem função indispensável na vida das pessoas.

De acordo com Ferreiro Cunha,a arte se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem,assim o propósito deste artigo é explicar qual a importância da arte para a criança,para isso nós nos apoiaremos nas ideias apresentadas pelos autores para mostras a importância da arte e como ela pode ser aplicada na educação, o que fazer para que a arte deixe de ser apreciada como uma atividade e passe a ocupar a categoria de disciplina de arte,para que ela passe a ser mais do que algo para ser tratado só na escola,mas que provoque mudanças de comportamento e para o desenvolvimento da criatividade e imaginação .

A arte tem uma grande importância na educação e em geral ela tem função indispensável na vida das pessoas desde o inicio das civilizações,tornando-se um fator essencial de humanização,cada um de nós combinando percepção,imaginação,repertório cultural e histórico,lê o mundo e o representa à nossa maneira sob nosso ponto de vista , é ver o mundo utilizando formas ,cores ,movimentos ,ritmos ,cenário e imaginação.

ETAPA 1

O PAPEL DA ARTE E DA RECREAÇÃO NO DESEMVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES CRIATIVAS DA CRIAMÇA

EleusisMagrach relata as aulas de Educação Artísticas como uma pré-pronta, pois os professores se preocupavam em orientar os alunos segundo o que julgavam ser certo. Levavam os modelos de atividades prontas, e não deixavam os alunos interferirem muito no que já estava feito, e sempre diziam que cores deveríamos usar para pintar, por exemplo: a bandeira tinha que pintar de verde, amarelo, azul. Arvore só existia verde, mar azul, isso fazia com que os alunos ficassem limitados e não despertassem as criatividade.

A aluna Bruna Caldeira conta que as suas lembranças ficaram muito marcadas positivamente. Pois quando estudou já ocorria uma abertura em relação às artes, estudou os diversos períodos artísticos, fazia teatros, danças, exposições, dentre outras atividades que contribuíram muito para sua formação pessoal e profissional.

Deise Merenlembra desse tempo como um tempo bom que não volta mais, relaciona a sua infância e adolescência com o apego que tem com os seus alunos, pois muitas experiências vividas nesta época são repassadas hoje para seus alunos. Assim, relata as atividades de recreação como fundamental para o desenvolvimentoda criança.

Sofia recorda momentos em sala de aula onde os trabalhos de artes lhe marcaram muito. Lembro em um dia fizemos uma casinha de cartolina com janelas portas com papelão.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com