TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes e Saúde Para Crianças

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DEPUTADO NILTON KUCKER [pic 1]

CURSO DE MAGISTÉRIO: HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O DESENHO E A SAÚDE PARA AS CRIANÇAS

Aluna: Fernanda Placheck de Souza

Professora: Flávia

4º Ano: Magistério

Turma: 440 – Turno: Vespertino

Itajaí (SC)

2017

INTRODUÇÃO

        O desenho é muito importante para o desenvolvimento das crianças e deve ser valorizado e analizado desde cedo nas suas vidas, deve ser considerado o que as crianças já trazem de casa, suas experiências artísticas, bem como o seu dia-a-dia.

        O ato de desenhar é um fator essencial no processo de desenvolvimento da linguagem, é, também, uma espécie de documento que registra a evolução das crianças.

        É desenhando que as crianças desenvolvem a auto-expressão, atuando de forma afetiva com o mundo, dando opiniões, críticas, sugestões, tudo isso através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, etc.

DESENVOLVIMENTO

        O desenho por si só já é estimulante, porém, o professor deve oferecer diversos materiais, dando suporte, ensinando técnicas, oferecendo desafios para favorecer o crescimento dos seus alunos, tendo consciência de que um ambiente estimulante permite a exploração de novos conhecimentos, sem tais esforços/suportes há uma tendência de que os alunos tenham suas criatividades bloqueadas.

        Há necessidade de que o universo infantil seja estimulado, é por isso que o desenho deve ser valorizado desde o início da vida das crianças, desafiando, confrontando na forma que venha a enriquecer as experiências das crianças.

        É valorizando a arte, o desenho na escola, que o professor estará levando os alunos as se interessarem pelas produções por eles mesmos realizadas e por seus colegas.

CONCLUSÃO

Além de ser uma incrível forma de expressar criatividade e imaginação, a arte expressa os sentimentos através das cores e desenhos, ajudando no desenvolvimento emocional das crianças e, também, possibilita uma análise do seu intelecto e, se houver necessidade, o melhor tratamento possível de alguma doença de fator emocional identificada pelos médico pediatra.

BIBLIOGRAFIA

http://diasdesousa.com.br/diasmelhores/index.php/saude-e-bem-estar/262-os-beneficios-das-artes-para-as-criancas

http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/a-importancia-estimular-arte-na-crianca.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (54.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com