TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes e Suas Especificidade

Por:   •  16/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da atividade

Os nativos aqui encontrados tinham sua dança e sua música que eram sempre executadas e participadas de maneira coletiva, com caráter religioso, guerreiro, dirigido aos deuses protetores. O canto dos indígenas exprimia preces aos deuses, medo de espíritos maus, temores das coisas, cantos de vitória, cantos fúnebres, cantos de rituais. Imitavam os cantos dos pássaros, o farfalhar das árvores, o barulho das águas, e o sibilar do vento, sendo sempre canções livres, espontâneas e marcadas com ritmos fortes. Faziam seus instrumentos com bambu, cabaça, troncos de árvores, ossos, e dentre eles, conhecemos as maracás, a trombeta, a flauta feita de ossos. Além da contribuição dos povos indígenas, sabemos que a música brasileira foi formada com a adesão de muitos povos.

1ª Etapa: Reflita sobre essa formação musical e elabore um texto dissertativo que responda as seguintes perguntas:

• De que forma podemos entender a formação da música brasileira e a sua importância para o ensino de Arte nas escolas.

• O conhecimento sobre a história da música pode influenciar o gosto musical dos alunos?

• A partir dos estudos da obra Música para Educadores e dos seus conhecimentos adquiridos, você acha que é necessário ao aluno ter conhecimento técnico musical para participar de atividades musicais na escola?

A música sempre esteve presente em diversas civilizações como forma de expressão de sentimentos, seja como ritual de agradecimento ou para solicitar algo aos deuses e a Deus. A formação musical brasileira é composta pela junção da música apresentada pelos povos originários e pelos colonizadores portugueses. Na formação de cidadãos a música pode ser observada na criatividade, escuta ativa e estimulando a compreensão e percepção das emoções sendo utilizada para o desenvolvimento integral dos indivíduos a partir das manifestações culturais diversificadas existentes no Brasil.

Proporciona vários benefícios em sua utilização tais como a expansão do vocabulário, memorização e habilidades de comunicação, construindo alunos com senso crítico e sensibilidade. Sob a luz da teoria sócio histórica de Vygotsky a doutora em Psicologia Social, Maheirie (2003), afirma que a Arte é um fenômeno humano, a autora ressalta que a música, como qualquer expressão artística deve ser compreendida como atividade humana. A musicalização abrange aspectos importantes no âmbito educacional trazendo experiências que enriquecem a formação do educador e do educando.

2ª etapa: Responda a seguinte problematização.

A professora de arte Joana proporciona momentos de apreciação musical todas as semanas para seus alunos do Ensino Fundamental – anos finais. Ela costuma organizá-los em forma de roda, sentados no chão, pedindo que fechem os olhos e escutem. O repertório de música selecionado pela professora é infantil e o silêncio é obrigatório durante a apreciação. Ao final da escuta, ela promove um debate com os alunos sobre o que conseguiram perceber a partir dessa apreciação. Dessa forma, ela afirma estar trabalhando musicalização com os alunos durante a aula de Arte.

•. Aponte dois comportamentos da professora Joana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com