TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes literárias

Resenha: Artes literárias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Façamos primeiramente uma breve contextualização no que tange aos aspectos ligados ao cenário político e econômico referente à época em que eclodiram as manifestações de uma arte totalmente voltada para o resgate de uma cultura nacionalista, na qual o objetivo foi tão somente abolir tudo aquilo que denotasse reprodução, cópia, em referência aos moldes até então instituídos.

Para tanto, enfatizaremos acerca dos aspectos elementares que norteavam a política da vigente época. Alguns estados brasileiros, sobretudo, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul eram comandados pelas oligarquias – elites formadas pelos grandes cafeicultores mineiros e pelos paulistas, notáveis produtores de leite – , razão pela qual se deu a conhecida nomenclatura: política café com leite. Não deixando, porém, de mencionar que todo esse poder que a eles era destinado se voltava apenas para interesses próprios, configurado como sendo “um governo de poucos”.

Um verdadeiro contraste mesclava-se em meio a toda essa estável economia – as demais regiões, representadas pelo Centro, Norte e, em especial, o Nordeste, ficavam a mercê do descaso, tendo como consequência o agravamento de problemas sociais. Nesta última, predominava o comando coronelista, latifundiários que comandavam “exércitos” de jagunços que, se formos analisar, retomavam aos moldes trovadorescos – o regime servil ocupava lugar de destaque, no qual a não concordância podia implicar em sérias punições, a quem quer que fosse.

Tais inquietações corroboraram para que houvesse uma reação por parte das camadas sociais. Não diferente ocorreu, pois a valorização da moeda com vistas a conter a queda do preço do café contribuiu para o aumento de preços desproporcionais ao aumento do salário, e a crise, aos poucos, foi sendo desencadeada. Diante de tal situação, vários setores da sociedade se mobilizaram, inclusive os militares que se demonstravam ansiosos por uma política centralizadora. Todos esses propósitos geraram inúmeros movimentos, entre eles, o Movimento Tenentista, chefiado por Luís Carlos Prestes, a Revolta do Forte de Copacabana e a Revolta de 1924.

Sem contar que, em 1929, houve a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque (crack), cujo resultado foi a falência de uma boa parcela representada pela burguesia do mundo inteiro, inclusive a brasileira. Entretanto, em meio a esse clima revolucionário, a sociedade burguesa carioca e paulista ainda era fortemente influenciada pelos ditames culturais oriundos da Belle Époque, conduzindo as práticas sociais como um todo, visto que o francês era considerado chique, esplendoroso.

A arte literária também se manifestou diante desse clima de insatisfação por meio do evento considerado como marco introdutório do movimento modernista – A Semana de Arte Moderna, ocorrida no Teatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922. O evento tinha como principal objetivo uma renovação ideológica, baseando-se em uma temática com identidade própria, retratando um verdadeiro repúdio aos modelos “importados”. Tal concepção já teria sido cultuada pelos representantes pré-modernistas, e os modernistas apenas trataram de aperfeiçoá-la.

As produções artísticas referentes à geração de 1922 foram demarcadas por um considerável experimentalismo, tanto na forma quanto na temática,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com