TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes plásticas

Tese: Artes plásticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Tese  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

2ºano Ens. Fundamental

ARTE PRÉ-HISTÓRIA

As artes plásticas ou belas-artes são a capacidade de moldar, modificar, reestruturar, os mais diversos materiais na tentativa de conceber e divulgar nossos sentimentos e, principalmente, nossas ideias, construindo formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética em um dado momento histórico.

Todas as pessoas que criavam eram artistas, ferreiros, sapateiros, ceramistas, pintores e escultores, portanto para distinguir estes das pinturas e esculturas passou a denominar de obras das Belas Artes. O surgimento do Renascimento fez com que a arte se dividisse em conceitos: a pintura, literatura, música, escultura, arquitetura e a arte feita com cerâmica, tapeçaria e etc.

Cada arte criada mostra o período em que foi feita, sua influência cultural e expressa a personalidade do autor e todos os seus sentimentos. A arte foi dividida de acordo com o período da história da humanidade: Antiga, Medieval, Renascentista e Moderna.

A Pré-história inicia-se com o surgimento do Homem na Terra e dura até cerca de 4.000 a.C com o surgimento da escrita no Crescente Fértil, mais precisamente na Mesopotâmia.

A arte pré-histórica não está necessariamente ligada à ideia de "arte" e sim de comunicação. A relação que o homem pré-histórico tinha com esses objetos é impossível definir. Pode-se, no entanto, formular hipóteses para apoiá-las cientificamente.

A arte pré-histórica é a mais antiga forma de arte conhecida. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem. Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra.

O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. . 500.000 a c. -30.000 a.C.);

Paleolítico Superior (c.30.000 a c.-10.000 a.C.);

Mesolítico e Neolítico (c. 10.000 a.C. até o surgimento da escrita a c. de 4.000 a.C).

No Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada tivemos o nomadismo e atividade de caça pesca e de coleta de grãos, vegetais, frutos e raízes, as peles para fazer roupas e os ossos para fazer pontas de lanças e por fim a descoberta do fogo.

No Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida, surgiu a agricultura e a pecuária (domesticava-se animais),

os quais levaram os homens pré-históricos ao sedentarismo e a criação das primeiras cidades. Criando objetos de metais (cobre e bronze), tais como, lanças, martelo, espadas, ferramentas e machados, foices, facas, enxadas e pilões, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez.

As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália e datam de aproximadamente de 25000 a.C., portanto no período paleolítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com