TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Artes Visuais Brasileira

Por:   •  17/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  5.758 Palavras (24 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 24

2º semestre - Artes Visuais Brasileira

Comunicação e Expressão

        Atualmente, vivemos num mundo globalizado, tendo este inúmeras formas de exprimir sua comunicação. As crianças podem se comunicar e se expressar desde o nascimento, pois o choro, gestos e expressões corporais são formas de comunicação, mesmo sem palavras. Assim, esta disciplina mostrou as diversas formas possíveis de comunicação existente e seus vários significados.

        Pode-se perceber que há uma enorme contribuição para o trabalho com a leitura quando se faz uma seleção e análise de gêneros textuais variados, pois além do trabalho coma leitura é possível trabalhar outras disciplinas variadas maneiras de se comunicar usando textos com funções diferentes, de acordo com a necessidade.

        Geralmente, no trabalho com a língua materna, são priorizados os denominados gêneros utilitários, como artigo de opinião, bula, charge, história em quadrinhos, propaganda, reportagem e tirinha, em detrimento dos gêneros literários, como conto e poesia.

Ciências Sociais

        A disciplina de Ciências sociais estuda a realidade social de maneira geral, através do estudo da formação da sociedade contemporânea, no regime capitalista no qual vivemos na atualidade do nosso país.

        Essa disciplina propõe um estudo dos problemas enfrentados através dos tempos pela sociedade brasileira.

        As ciências sociais partem da análise da possibilidade do homem contemporâneo conseguir compreender a realidade social em que vive sob uma perspectiva cientifica.

        Sabe-se que o conceito de sociedade que vivemos nos dias de hoje teve início no período do renascentista e iluminista, sendo refletido o modelo político da sociedade moderna, lutando pela uma liberdade do indivíduo e nas relações entre trabalhador e patrão.

“É claro que muitas vezes pode haver mal-entendidos entre os membros de uma mesma cultura, assim como e possível entender coisas de culturas às quais não pertencemos. Mas no geral, para entendermos bem outra cultura, temos de passar por um aprendizado dos seus códigos básicos, senão estaremos apenas projetando sobe os significados que aprendemos na nossa própria formação, ao longo do nosso processo de socialização, de nos tornarmos parte de um corpo social. A cultura é algo que nos permite fazer parte de um grupo e nos dificulta sermos um membro integral de um grupo que não o nosso, a não ser que nos transformemos radicalmente.” (SOUZA, 2008, p. 87)

        Assim, fazendo uma análise desse modelo de sociedade em formação, pode-se citar nomes importantes como Karl Marx, Augusto Comte e Emile Durkheim.

        Seguindo esse contexto, surgiu o Brasil a partir de uma Colônia de um país europeu e onde sua principal mão de obre r escrava, oriundo de outras regiões.

Prática de Ensino

        A disciplina de prática de ensino propõe m olhar observador e a forma de colocar em prática e colocar em prática todos os recursos e técnicas aprendidas e adquiridas para a em cada semestre com o docência, com o objetivo principal que é o melhor desenvolvimento do aluno.

        É através dessa experiência que pode-se dar uma maior ênfase na interação entre a ação e o sujeito, baseando-se nas novas aprendizagens e na experiência, valorizando, ao mesmo tempo o contexto vivido e a reflexão dessa aprendizagem.

        Porém, ao se observar que, valorizando esse lado funcional da aprendizagem, sua exteriorização social, é possível adquirir uma dimensão pragmática essencial, pois promove a resolução de problemas pelos atores envolvidos, mas também por conceder a estes o poder de os resolver e a consciência de que detêm esse poder. (Alarcão, 2002, p. 230)

        Quando se trata do desenvolvimento e da integração, esses processos elementares de aprendizagem são um pouco primários. O foco consciente da experiência, que é selecionado e formado pelo nível pessoal de desenvolvimento real, é refinado e diferenciado na zona de desenvolvimento proximal, apropriando-se dela e a transformando. (Kolb, 1984, p. 146)

Psicologia do Desenvolvimento/ Aprendizagem

        Nesta disciplina é possível compreender e perceber as diferenças entre os indivíduos e o seu desenvolvimento intelectual que ocorre com a contribuição da sociedade.

“A divisão platônica da psique humana em três partes, cognição, emoção e conação, marcou profundamente a representação que muitos psicólogos fazem da natureza humana. Esses três elementos são considerados como estruturas nitidamente delimitadas e parcialmente antagonistas, em aparência. Segue-se que a questão da prevalência da cognição ou razão sobre a emoção ou paixão- ou o inverso- é incessantemente colocada. Como pano de fundo, é o debate das convicções filosóficas fundamentais sobre a natureza humana, que determina as diversas orientações gerais da pesquisa psicológica. ” (SCHERER p. 97-98)

        Durante o estudos, destacam-se três nomes importantes: Piaget, Vigotsky e Wallon.

        Segundo Piaget, o desenvolvimento humano ocorre em estágios: 0 a 2- sensório moto - inteligência individual; sem socialização. 2 a 7- pré-operatório - egocentrismo;contradição na fala; sem autonomia.7 a 12-operatório concreto - personalidade;trocas de diálogos. Pós 12 anos- operatório formal - consolidação da personalidade

        Segundo Vigotsky, o desenvolvimento se dá através da aproximação do homem e cultura( biológico e cultural) resulta da plasticidade da estrutura herdada e adquirida.

        De acordo com Wallon, existem três tipos de atos: atos reflexivos, atos involuntários, atos voluntários.

Arte Visual na História Antiga

        Percebe-se na história antiga, grandes semelhança entre as civilizações antigas como a adoração aos animais, aos deuses e à natureza. Além disso, percebe-se que através da arte, fica caracterizado que a arte é um segmento da cultura.

        De acordo com a disciplina estudada, a cultura que mais se destaca é cultura egípcia, pois tem seus monumentos existem até os dias atuais. Também é possível destacar que a Mesopotâmia foi uma das mais antigas civilizações da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (196.9 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com