TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Concepções e Práticas dos Professores de Artes Visuais

Por:   •  16/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DA REGÊNCIA

Os alunos têm contato constante com a leitura e escrita através da intermediação da professora. Mas mesmo com esse trabalho contínuo, percebeu-se que os mesmos têm dificuldades em imaginar e desenvolver a produção escrita. O projeto de intervenção foi elaborado, para que os alunos desenvolvam a aprendizagem na leitura e capacidade de criatividade na produção escrita de forma prazerosa sem sentir-se obrigados a realizá-los.

A regência iniciou-se no dia 17 de Maio com o projeto de intervenção: “Aprender brincando com a leitura e escrita”. Foi trabalhada de forma interdisciplinar com os demais conteúdos, bem como, Língua Portuguesa, Matemática, História. A seguir serão descritos os pontos mais importantes na execução do projeto de intervenção:

No primeiro momento, foram distribuídos vários livros de literatura infantil sobre a mesa para os alunos, onde foi feita a hora da novidade, com muito entusiasmo. Depois de serem mostrados os livros, foi sugerida pela estagiária a leitura do livro “A menina do laço de fita” de Ana Maria Machado, para que fosse feita a contação da história.

A escolha do livro estava relacionada com a cultura dos negros no Brasil, pois no período de observação, foi notado que um aluno demonstrou certo preconceito quanto a presença dos negros. Assim, foi feito um círculo de debate sobre a diversidade etnocultural e discriminação contextualizando com a realidade cultural dos mesmos. No final, realizou-se a leitura do livro “Porque somos de cores diferentes?” de Carmen Gil. Também foi feita a produção espontânea sobre esta questão.

Neste sentido, todos os dias, foram feitas leituras para deleite de diferentes gêneros textuais e assuntos diversos. Esta formade leitura feita diariamente com os alunos é de grande importância. A leitura diária na escola já vem sendo apontada como uma das estratégias mais eficazes para inserir os alunos no mundo da literatura, da mídia, do humor. O fundamental é que os alunos gostem /queiram ler cada vez mais (LEAL,2007).

As leituras feitas pela estagiária em todo o projeto foram pautadas de acordo as estratégias de leitura antes, durante e depois. Segundo KLEIMAM (2008), estratégias de leitura podem ser consideradas como formas de abordar o texto. Assim, ao manipular um texto o leitor pode sublinhar o que considera mais importante, simplesmente folheá-lo, apenas passar os olhos, reler ou realizar atividades em busca das respostas. Nesse contexto, antes da leitura foi resgatado os conhecimentos prévios dos alunos, através da capa, autor, ilustrador, imagens.

Durante a leitura, foram levantadas questões sobre o texto, os alunos fizeram inferências. Momento importante em que os alunos irão verificar se as suas hipóteses foram confirmadas. Depois da leitura, foi perguntado aos alunos acerca da ideia do texto e outras perguntas, de forma que os alunos compreendessem o assunto do texto. Isso foi muito significativo, pois os mesmos participaram muito, em todos os momentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com