TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativando

Resenha: Ativando. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Resenha  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

A inclusão acontece dentro de cada um de nós no momento em que nascemos e se um ser com deficiência é amado e aceitado, esse primeiro momento é muito importante para eles os outros são conseqüências. As vezes isso abala muito as famílias mas com estímulos e ajudas de profissionais elas conseguem vencer. Com este primeiro passo na luta pela inclusão dentro de uma sociedade que exclui, que ameaça, que rejeita, que magoa, que fere, por isso a família é muito importante para esse primeiro momento, eles se sentindo bem o resto é conseqüências que conseguirão vencer.

E para eles vencer os preconceitos que irão surgir pela frente em relação a inclusão é a convivência com a diversidade humana dentro das escolas, hoje uma criança que estuda com outra criança com necessidades especiais tem o privilégio de conviver com a realidade atual, assim ela entende e aprende a conviver com as diferenças e entende mais a respeitar as diferenças. O ser humano precisa passar por esse tipo de experiência para desenvolver integralmente.

A inclusão é um processo continuo que precisa de tempo para ser realizada, só assim conseguira vencer todos os obstáculos que surgiram ao longo do tempo. Apesar de reconhecer a importância da inclusão muitos professores ainda não estão preparados para isso, mas agora já ta existindo cursos de formação capacitados para isso, onde eles irão aprender como lidar com isso se preparando para atender alunos com necessidades especiais. Ela surge no âmbito escolar como uma perspectiva que envolve rever concepções a respeito da educação, do ensinar e aprender, de como fazer e o que fazer, aprender a trabalhar com a inclusão é um desafio para os docentes e para a escola e o professor tem a função de ensinar , mas tem também a necessidade de aprender, adquirir experiências, construir saberes são ferramentas para fazer o seu trabalho. O professor ao receber esses alunos terá que romper suas próprias barreiras, terá que trabalhar a tolerância, o medo do novo, o preconceito e a falta de formação necessária. A inclusão representa um grande desafio, mas que pode ser vencida com o entrosamento de pais, escolas e professores, assim teremos a convicção de que a escola e a sala de aula será um ambiente acolhedor e estimulante para a aprendizagem deles e sempre reconhecendo que a escola deve sempre se adaptar ao aluno.

A perspectiva da inclusão é a certeza de que não existe pessoas iguais e são as diferenças entre as pessoas que as caracterizam e o aluno é compreendido como um ser único, singular e social, sendo assim um diferente do outro e não colocar as crianças com necessidades dentro de uma escola sem apoio nenhum e dizer que simplesmente esta inclusa na escola e é importante dizer que a inclusão não significa tratar todos como iguais anulando as diferenças, e os alunos devem perceber identificar e lidar com as diferenças e nunca esquecer que a educação é um direito de todos.

Muitas crianças só tem a escola como um lugar de aprendizagem então ela deve ser um ambiente bom para eles e a inclusão só a possível onde houver respeito as diferenças, nós como cidadoes devemos ter a consciência de que esses alunos tem muito a nos ensinar e nós a aprender.

As dificuldades sempre irão existir, mas nós podemos vencer elas com força de vontade e perseverança de alcançar um objetivo que é a inclusão. E esses alunos precisam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com