TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Trabalho Universitário: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  3.534 Palavras (15 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Letramento e Alfabetização

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Prática de Ensino”, sob orientação do professor-tutor à distância Profa. Kate Oliveira Kumada professor-tutor (a) presencial Odinéa Arruda

SOBRADINHO – DF

2014

Introdução

O ato de ler e escrever deve começar a partir de uma compreensão muito abrangente do ato de ler o mundo, coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra. Até mesmo historicamente, os seres humanos primeiro mudaram o mundo depois revelaram o mundo e segui escreveram as palavras. 

Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever, letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetizar letrando é ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social. A palavra letramento é utilizada no processo de inserção numa cultura letrada.

Estar alfabetizado é...

Estar alfabetizado é dominar as tecnologias da escrita e leitura no sentido de codificar e decodificar. O sistema alfabético compreende a estrutura silábica e entendendo o que escreve, ou seja, suas produções.

Não basta o aluno ser alfabetizado, é necessário se dar relevância e intrigar a ele o letramento e ainda se deve acrescentar a ludicidade a educação infantil buscando assim mais proficiência leitora e escritora a partir da alfabetização e dos letramentos seu poder de vista a ludicidade. Formando assim eixo integrador e facilitador do desenvolvimento das estruturas cognitivas e das demissões afetivas, social, motora dos alunos.

SANTO MÉ (1998. P.125), afirma que ‘’ as propostas integradoras favoreceu tanto o desenvolvimento de processos como o conhecimento dos problemas mais graves da atualidade.

O professor ao alfabetizar deve sempre lembrar que os eventos letradores e a bagagem sociocultural dos alunos que atendem e contribui para o processo de alfabetização. Com o tempo, a superação do analfabetismo em massa e a crescente complexidade de nossas sociedades fazem surgir maiores e mais variadas práticas de uso da língua escrita. Tão fortes são os apelos que o mundo letrado exerce sobre as pessoas que já não lhes basta a capacidade de desenhar letras ou decifrar o código da leitura.

Por isso, estar alfabetizado é poder ir além do código escrito é apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever, ser alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, é ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, é estar apto a escrever uma carta, é poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar- se. Estar alfabetizado envolve hoje a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira efetiva, possibilitando que a pessoa se comunique, informando-se e expressando-se através dela.

A alfabetização se dá pela vida toda. Ler e escrever tem a função de comunicar algo, quem acompanha uma criança em seus primeiros anos escolares observa que muitas vezes ela lê uma história, por vezes curta e simples, mas não consegue compreender o que se passa nela. Isso se deve ao fato de que no início do aprendizado da leitura ela nada mais faz que decodifique o texto. 

Quando esta capacidade estiver desenvolvida, aí sim ela começará a dar um sentido maior ao que lê. Não podemos dizer que essa criança esteja alfabetizada.

O mesmo acontece com a escrita, apenas escrever o que se ouve não faz da pessoa alguém capaz de produzir um texto legível e compreensível. Legível no sentido de usar regras comuns à linguagem escrita e com conteúdo com um mínimo de significado. Não apenas um amontoado de palavras.

Alfabetizar letrando, considerando a ludicidade como um fator co- educativo torna a rotina da alfabetização mais dinâmica potencializando o desenvolvimento da linguagem, dos pensamentos, da escrita , da autoestima e da criatividade . Assim sendo o professor alfabetizador com sua capacidade de mediação promove as aprendizagens.

O que significa estar alfabetizado?

É quando o aluno conseguir criar uma ligação entre o que fala e o que escreve. Organizando seus pensamentos, colocando suas ideias tanto na oralidade como na escrita. Estar alfabetizado é ter domínio do alfabeto, codificando e decodificando, com a capacidade de interpretar e compreender. É um processo adquirido e construído ao longo da escolaridade, e o quanto mais cedo se iniciar melhor.

Estar alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, não apenas ser capaz de reconhecer letras, juntar elas e formar silabas, palavras e palavras para formar frases.

Para Emilia Ferreiro estar alfabetizado hoje é ‘’Poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de praticas sociais ligadas à escrita. ’’ Por tanto o desafio do professor é ser criativo e inovador, conduzindo o aluno para a leitura do mundo de maneira ativa e proativa.

A produção de texto e a leitura tem a fundamental importância para o processo de alfabetização, abrindo- se um leque de possibilidades, considerando a riqueza da diversidade cultural.

De acordo com a escolarização o aluno pode melhorar cada vez mais a sua maneira de expressar, de ler, de pensar e de escrever. Por tanto estar apto a acessar informações do mundo e dos meios de comunicação, com competência e criatividade é estar de fato alfabetizado.

Decodificar, ler e escrever...

Decodificação é na sua essência a tradução de código escrevendo em linguagem clara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com