TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bancos - Análise Diacrônica

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O banco de sentar é um dos primeiros objetos projetados para sentar, também chamado de cadeira sem encosto, conta apenas com o assento, livre de qualquer braço ou encosto e normalmente tem de três a quatro pernas.

As origens dos bancos foram perdidas no tempo embora são conhecidos por serem inseridos no mercado no período Bizantino e chegando até a Inglaterra através dos normandos.

Porem os egípcios já utilizavam esse objeto tanto para trabalho quanto descanso, e foram os pioneiros em sua criação.

EVOLUÇÃO DOS BANCOS DE SENTAR NO DESIGN

O banco ou banquinho de sentar é um objeto projetado para acomodar pessoas em situações de trabalho ou relaxamento.
        Não há uma informação concreta da origem do banco, mas no Egito antigo, esse objeto (figura 1), já era utilizado pelos egípcios, e já dava sinais de preocupação com a ergonomia, mesmo que naquela época essa ciência ainda fosse desconhecida.
        Desde o Egito antigo até a data de hoje muitos bancos foram projetados, e com criação do Design esse objeto que tem a finalidade de apenas servir de assento para pessoas passou a ser também um artigo de decoração de ambientes.
        Essa pesquisa vai abordar a evolução dos bancos de sentar, no que se refere a estética e função, e mostrar as inovações que artesãos e designers deram a esse objeto.

[pic 1]

Figura 1: Banco egípcio

O Banco Egípcio

O banco egípcio (figura 1) talvez seja primeiro banco da humanidade, unicamente criado para acomodar um ser humano. Não se sabe se foi projetado para relaxamento das pernas ou acomodamento das nádegas, mas a sua curva no assento indica que seja para sentar, podemos verificar ainda que há couro em sua superfície, o que reforça que realmente foi projetado para receber um ser humano sentado.
        O banco contém quatro pernas e onze madeiras de fixação para que possa aguentar determinado peso.

Banco de Thebes

O banco de Thebes (figura 2) é outro banco egípcio, porem com um design mais trabalhado, ele foi encontrado na tumba do rei Tutancâmon e apresenta características semelhantes ao banco anterior, sua mudança e evolução são as quatro bordas em arco e uma área maior do assento e também não se sabe se foi projetado para sentar ou relaxar as pernas.
        O banco de Thebes é mais alto        e contém as mesmas onze madeiras de fixação. Em história da arte pode se perceber que o egípcio tem o seu estilo próprio de representar pessoas e animais, o mesmo pode ocorrer com os objetos e que esse estilo seja da dinastia de Tutancâmon.

[pic 2]

Figura 2: Banco de Thebes e sua evolução no Design atual.

Podemos observar que o modo como os egípcios faziam seus bancos, influenciou outras culturas e designers recentes, para que um Re Design fosse feito e bancos com outros estilos diferentes criados.

O banco egípcio de assento reto

O banco com características mais modernistas da era egípcia (figura 3), pode ser encontrado no museu do Cairo, sua forma simples e elegante, parece não ser de sua época, ao contrário do objeto encontrado na tumba de Tutancâmon, esse banco segue os preceitos do “menos é mais” do Design.
        Com quatro pernas, assento reto com pequenos detalhes de grafismos, e quatro madeiras de fixação, o banco egípcio de assento reto é uma evolução no quesito estético, mas perde na sua ergonomia, se comparado com os bancos de assento curvo revestido com couro.

[pic 3]

 Figura 3: Banco egípcio de assento reto.

Banco de descanso para os pés

Da marca Tracy em 1789, podemos observar, a influência do banco egípcio no Design desse objeto para descanso dos pés, com base reta, e duas pernas em formato de arco, não há dúvidas que os bancos e cadeiras egípcios influenciaram muito dos artesãos e designers em suas criações. O banco Tracy (figura 4) é feito unicamente de madeira e tem apenas duas madeiras de fixação para as pernas.

[pic 4]
Figura 4: Banco da marca Inglesa Tracy para os pés.

Banco pequeno de assento circular Windsor

Em 1798 ficou famoso os bancos com assento circular Windsor (figura 5), e pernas trabalhadas em curvas. Esses bancos eram muito utilizados pelas crianças, por serem leves, seu assento circular não causado riscos das crianças se machucarem e como era baixo, não havia como as mesmas caírem.

Os bancos com assento circular eram feitos inteiramente de madeira e se destacavam pelas pernas trabalhadas que eram encaixadas no assento na parte inferior, e apenas três madeiras de fixação, uma evolução para época em que os bancos eram em formato retangular.        

[pic 5]

Figura5: Bancos Windsor de madeira com assento circular.

Banco alto com assento circular Windsor

Em 1765 o banco alto de assento circular da marca Windsor (figura 6) foi muito utilizado por pintores que ficavam horas sentados e precisavam se movimentar para pintar suas telas, também eram utilizados para acomodar pessoas em bares que tinham mesas altas. Os bancos com assentos circulares altos tinham o praticamente o mesmo Design dos bancos baixos, mas havia apenas três pernas, e esse era o diferencial do objeto, pois não se tinha pensado até o momento em um banco nesse formato. As pernas do banco eram em ondas trabalhadas iguais aos dos bancos baixos, porem havia apenas duas madeiras de fixação, em termos de Design, foi economizado material, e custos para o fabricante, além de uma estética diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (419.7 Kb)   docx (891 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com