TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barroco no brasil

Tese: Barroco no brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Tese  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Caracterize o Barroco no Brasil:

Referente ao Barroco no Brasil, na época foi o estilo artístico que dominou o Brasil no período colonial, onde foi muito aceito. No nosso país o Barroco surgiu no início do século XVII, foi trazido por missionários católicos, em particularmente pelos jesuítas. O Barroco brasileiro estava na arte sacra: estatuária, pintura e obra de talha para decoração de igreja e conventos ou para culto privado.

2 – Faça uma relação entre historia e literatura brasileira tendo como base a carta informativa de Pero Vaz de Caminha.

A carta foi o primeiro documento Histórico do Brasil, foi feito um diário que seria enviado ao Rei de Portugal, este fato a torna um documento Histórico e Literário. Histórico, porque ele não tinha muita base para fazer as comparações do que ele estava presenciando, com sua realidade. Na carta ele relata coisas reais, como por exemplo, sobre os índios e suas veste, na verdade a falta delas, as mulheres que não tinham pelos e etc.

A carta é Literária, porque há menções de coisas que fogem a realidade, coisas que foi relatada na carta, porém não existia. Pero Vaz de Caminha, deixou sua nova descoberta mais bonita e interessante para que o Rei de Portugal tivesse interesse maior pelas terras.

3 – Explique a metáfora do mito da caverna e relacione- a com as escrituras sobre o descobrimento do Brasil e pelos portugueses.

A metáfora do mito da caverna é um relato de pessoas que viviam em uma caverna e não conheciam nada além da caverna conheciam apenas seus desenhos feitos as paredes, quando um dos membros criou coragem e saiu da caverna se deparou com um universo de novidades que ele jamais poderia imaginar.

A relação com Pero Vaz de Caminha é bastante parecida, pois quando ele chegou ao Brasil e se deparou com as novidades diferentes do lugar de onde veio, achou extraordinário. Os dois desbravadores descobriram novos horizontes e tiveram a oportunidade de reportar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com