TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biblioteca Mindlin

Artigos Científicos: Biblioteca Mindlin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Biblioteca Mindlin

O Ediíficio tem uma solução horizontal, possui atendimento de instituições diferentes separados em duas alas: LESTE Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e OESTE Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP. São dividios por uma praça central coberta proporcionando um edifício permeável a todo o público. A fachada é composta por brises de chapas de alumínio perfuradas, que no período noturno formam uma espécie de véu envolvendo o edifício, no período diurno o efeito é opaco.

Na biblioteca os cuidados com a conservação das obras são especiais, o acervo precisa ter uma temperatura constante 24h e um controle mecânico. O concreto aparente foi o material escolhido para proporcionar esta estabilidade térmica. As aberturas e fechamentos em vidros utilizados foram projetados a fim de proporcionar uma redução de iluminação artificial e ao mesmo tempo reduzir a emissão de raios UV para maior preservação do acervo.

• Arquitetos: Rodrigo Mindlin Loeb, Eduardo de Almeida

• Localização: Biblioteca Brasiliana, Cidade Universitária, USP

• Área: 21950.0 m2

• Ano Do Projeto: 2013

Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb assinam o projeto da Biblioteca Brasiliana. O edifício, com mais de 20.000 m², abrigará o raro acervo de 17 mil títulos doado pelo bibliófilo à universidade.

No final de 1999, o bibliófilo José Mindlin transmitiu para o neto, Rodrigo Mindlin Loeb, e para o amigo Eduardo de Almeida, uma missão: tocar o projeto da biblioteca que abrigaria a rara coleção de livros – o maior acervo particular do Brasil, com cerca de 17 mil títulos e 40 mil volumes – que doou para a Universidade de São Paulo (USP). Quando Mindlin faleceu, em fevereiro de 2010, aos 95 anos, a obra avançava, vencendo obstáculos, e sua concretização era apenas uma questão de tempo.

O edifício de 21.950 m2 foi inspirado em conceituadas bibliotecas de outros países, como a Beinecke Rare Book & Manuscript Library (Biblioteca Beinecke de Manuscritos e Livros Raros), da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e a Biblioteca Saint Geneviève, de Paris, na França. A Library of Congress (Biblioteca do Congresso), de Washington, foi consultada para definir diretrizes de conservação das obras.

O complexo, que também abrigará o acervo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), conta ainda com livraria, cafeteria, sala de exposições e auditório para 300 pessoas.

O projeto levou em conta elementos sustentáveis. Todos os espaços são ligados por uma grande cobertura com lanternim central de vidro laminado, o que permite a entrada de luz natural, promovendo economia de energia, além de filtros UV e um plano de chapa perfurada, que protegem os livros de radiação solar direta. O Instituto de Elétrica e Eletrônica (IEE) da USP desenvolveu um projeto de geração de energia fotovoltaica na cobertura do edifício. Com potência de 150kw, deve suprir a demanda do complexo durante o dia.

O paisagismo integrado criará um bosque no entorno da edificação. A implantação da obra teve remanejamento de algumas árvores com replantio bem sucedido. A construção também foi compensada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com