TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura na escola: Livro, biblioteca, biblioteca de classe

Trabalho acadêmico: Leitura na escola: Livro, biblioteca, biblioteca de classe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera Pólo Leme

Curso Serviço Social

Disciplina: Leitura e Produção de Textos

Alunos

Andrea Pinheiro Laiola da Rocha RA 6377225191

Daniele Novaes Santos RA 6764356994

Ivanete Magalhães Novaes Brito RA 6764356978

Kelly Cristina Palmantin da Cunha RA 6942011667

Nusseia de Jesus Santana Lima RA 6942011681

Leitura e Produção de Textos

Tutor EAD Luiz Roberto Wagner.

Cidade leme /SP

Data: 12\06\2013

Leitura na escola: Livro, biblioteca, biblioteca de classe.

O texto citado nos leva a refletir sobre a forma utilizada para o incetivo da leitura ás crianças.

Nos tempos atuais em comparação aos tempos antigos.

Ele coloca a forma utilizada pelos professores através das bibliotecas de classe, que colocam a disposição dos alunos, infinitos textos e temas, etc.

A leitura se torna interessante sendo a dada ao aluno à oportunidade de escolher o que lhe agrada, leitura maçante e cansativa.

A leitura não causando prazer, torna a falsa impressão de que é uma atividade chata e destimulante e na verdade se trata apenas da escolha do texto, e se interessar no que é lido.

Por causa desse problemático, da obrigação de ler o que era imposto antigamente, se criavam os pensamentos errados de que ler é uma atividade ruim, sendo assim as pessoas não queriam ler e acabavam não se alfabetizando corretamente originando pessoas que lêem mal, outras que não sabem ler, e por conseqüência também não sabem escrever corretamente.

O texto defende ainda a implantação de leitura especificas, que tornem possível a interação entre os alunos causando dessa forma uma maior intimidade entre os mesmos, levando a troca de experiências individuais causadas em relação às leituras.

Os compartilhamentos de experiências dão aos alunos, em geral, uma visão maior do mundo,passam a entender e se relacionar melhor com o ambiente em que vivem, tornando mais fácil a sua relação com a sociedade de modo geral.

Segundo a pesquisa a penas 20% das 180 mil escolas de ensino fundamental possui esse espaço de leitura, causando prejuízo à maioria dos alunos que não tem à oportunidade de se integrar a esse universo literário, ficando sem estimulo ao aprendizado e, por conseqüência, semi- analfabetos, e sem o conhecimento necessário para vida

Gênero textual ou dissertativo pressente na revista Istoé

Analisamos esta edição da revista isto é de 22/05 e encontramos os seguintes gêneros textuais anúncios variados que são utilizados para promover produtos ao consumidor, cartas dos leitores que escrevem para a revista para fazerem criticas ou elogios as reportagens apresentados, crônica social sobre felicidade e amor que nos faz refletir sobre esses dois temas, noticias variadas do Brasil e do mundo, textos de opinião de vários jornalistas, reportagens, e outros gêneros existentes na revista.

Essa pesquisa para mostrar que são varias formas de gêneros textuais, sendo importante para escrever e também se comunicar, principalmente porque vamos nos relacionar com vários tipos de pessoas.

Além disso, aprendemos que gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente, pois se mantém sempre muito vencidos com as características comuns, procuram atingir informação comunicativa semelhante e ocorrem em situações especificas.

A Istoé é uma revista semanal brasileira, publicada pelo editor Abril que contem muitas informações sobre o mundo em geral, como político, economia, cultura e comportamento; ecologia e religião, entre outras variedades e seus textos são elaboradas em sua maior parte por jornalistas.

A revista comunica as pessoas sobre os assuntos que acontecem a todo o momento. Também a revista fala sobre a vida dos famosos e etc.

Muitos compram as revistas para saber o que anda acontecendo no mundo e outros compram para sabe o que anda acontecendo na vida dos famosos.

A violência domestica e suas conseqüências.

É muito importante nos dias atuais fazer uma analise do quanto aumentou os casos de violência domestica no Brasil.

Antigamente não se ouvi falar sobre essa forma, mas não se sabe se era por falta de importância ou se, realmente não ocorria, o fato é que com a criação da lei Maria da Penha, houve um aumento expansivo de denuncias contra todos os tipos de agressões praticadas até por meio de mídia, cada vez que se abre um jornal ou liga-se a TV pelo menos dois, três caso de agressão domiciliar.

A verdade é que esse tipo de violência seja contra mulheres, crianças e idosos é terrível porque geralmente é praticada por pessoas por pessoas da família como pais, maridos, filhos e etc.

A violência domestica destrói os lares e as famílias, causando às vezes irreversíveis e deixando uma ferida aberta na sociedade.

O pior é que quando se trata de familiares as pessoas até dão queixa, mas depois acabam retirando a denúncia, e deixando a justiça de mãos atadas, não podendo trabalhar conforme a lei.

Nós estudantes de serviço social e todos assistentes necessitamos estar sempre atentos a realidade e a essas informações para que possamos dar à orientação correta as famílias e ajuda a todos de ruim que é causado pela violência doméstica.

Mudanças ocorridas na linguagem ortográficas.

A mudança ortográfica ocorreu em 29 de setembro de 2008 e foi assinada pelo presidente Inácio Lula da Silva. A mudança começou a vale a parti do 1de janeiro de 2009.

A solenidade ocorreu na academia Brasileira de letras (ABL), no Rio de Janeiro.

Os países que compõem a língua portuguesa são: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo verde, Guiné, Bissau, São Lomé, Príncipe e Timor Leste.

Uma vez unificado, o português auxiliara a inserção e os países falam a língua na comunidade das nações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com