TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  3.397 Palavras (14 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 14

Texto 1 : Brasil - 1996

Danielle Florido de Carvalho

Um país rico e pobre, belo e feio, com recursos vastos que beneficiam poucos, é assim o meu país.

Sem terremotos, vulcões, maremotos, furacões... País de gente alegre que se perde em enchente, mas onde há sempre esperança num sorriso de criança abandonada numa rua e sustentada por esmolas.

A natureza tão gentil deu aos brasileiros o Brasil, que é cantado em sambas e vive numa corda bamba.

Brasil chão dos sem - terra, do carnaval e da aquarela, de um futuro melhor, Brasil de Jorge Benjor; do meu Betinho, irmão, é homem de estender a mão; de guerra por audiência da Universal e Decadência, de padre, bispo e pastor, Brasil de Nosso Senhor; Brasil do futebol, de esporte e Pelé, moleque de bola no pé ensinando gringo a dar olé; Brasil de sonho e encantos de mil pessoas e mil coisas, de povo humilde a esnobe, de gente d3 coração nobre; da malandragem e malandro, do corrupto ao justo; Brasil de amigos seguindo seu caminho; Brasil de emoção, nação do meu coração.

Texto 2 : Brasil - 1999

Carolina Sanches Ozan

Caludia de Araujo Souza

Larissa Yumi Sakurai

Victor Hugo Santos G Souza

Cristina Wada

Caro amigo Manuel

Vejo que você está informado a respeito da situação em que se encontra meu país. Serei sincero: de fato, tais manchetes são verdadeiras...Mas espera, aí: todo português é burro ? Não. Da mesma forma que o Brasil não é apenas o país do futebol, das mulheres bonitas e do carnaval e nem um país de índios que vivem em florestas. Tudo isso são imagens ou pré-conceitos. O que é visto nos jornais corresponde a realidade da classe dominada e desfavorecida da sociedade. Isso pode ser entendido como consequência do sistema econômico vigente, o capitalismo, pois em qualquer lugar em que predomina este sistema há dominantes e dominados e as condições principalmente dos dominados variam de região para região.

O sofrimento da classe dominada é decorrente desde o processo de colonização, que foi de exploração, até o processo político e econômico que o Brasil adotou.

Por acaso você leu algo sobre o ótimo desempenho do PROCON, que é um orgão de defesa do consumidor? Provavelmente, não, assim como outras coisas boas do Brasil que não são divulgadas no exterior, tais como: lei eficientes que cuidam do racismo, do direito de greve, dos crimes hediondos, do juizado de pequenas causas, do sigilo das conversas telefônicas, da tortura,.. Outro exemplo é que o Brasil é um dos poucos países do mundo que erradicou totalmente a poliomielite infantil.

O território brasileiro não tem terremotos, furacões ou maremotos, tem um clima agradável, favorável a produção de vários gêneros agrícolas. Possui também, vários pontos turísticos.

Há programas de alfabetização como a Solidária que mostra a vontade de reverter a situação das manchetes.

Em algumas regiões existem projetos de reciclagem que visam a diminuição da poluição.

Mas, todo desenvolvimento deve-se principalmente; ao povo que é trabalhador, tem garra, é solidário, hospitaleiro, alegre e que deseja ter um país cada vez melhor.

Espero que o tenha convencido a vir morar aqui e desfrutar de todas as belezas de nosso país.

Seu amigo Jeca Tatu.

Texto 3 - Brasil

Bruno Caldin

Eric M. Obana

Rodrigo A. Dias

Daniel Fridman

500 anos se passaram e a situação do Brasil permanece a mesma de seu "descobrimento", ou seja, apesar de termos grandes recursos naturais, ainda somos dependentes do mercado externo e somos dominados político-culturalmente por nações e grupos econômicos estrangeiros.

Dessa forma, o Brasil necessita visualizar a situação de mercado esterno antes de realizar qualquer reforma e investimento. Além disso o Brasil também sofre uma dominação interna, onde alguns grupos econômicos dominam grande parte do do setor produtivo e econômico em geral.

No meio dessa "colonização", se encontras a grande massa de brasileiros, que são dominados por uma política elitista de exclusão social e econômica praticada pelos governos locais . Alia-se a isto uma grande massa de miseráveis, que não detêm as condições mínimas de sobrevivência, e uma grande quantidade de trabalhadores explorados em todos os setores da economia.

Um dos pilares que ajuda a manter esta estrutura de exploração das camadas populares é a deficiências dos serviços públicos, em especial da educação, pois resulta na espoliação e relativa acomodação da população (que é considerada uma característica histórica dos brasileiros, pois raramente participam de movimentos políticos).

Por todos estes motivos, o Brasil não se apresenta efetivamente como nação, pois não possui liberdade em praticamente todos os aspectos, contribuindo para a não existência de uma identidade nacional.

Texto 4 – "Um país diferente".

Autores: Bruno Hessel

Cibele de Oliveira Ruas

Marcio Tamura

Território gigantesco banhado em toda sua costa esquerda pelo oceano atlântico. País de belas paisagens tropicais, sejam elas litorâneas ou montanhosas. Lugar de gente diferente, resultado de uma mistura de raças que gerou um povo único, o povo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com