TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chaplin

Artigos Científicos: Chaplin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  6.840 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual é o tema central do filme?

O tema central do filme é a revolução industrial, em como a mesma aconteceu e todas as mudanças sociais que decorreram a partir, como mudança da mão de obra greves entre outras coisas.

2. Quais as ameaças impostas pela vida moderna as quais o personagem de Chaplin fica exposto?

A desvalorização do trabalhador enquanto mão de obra frente aos avanços da maquinaria industrial que tornou tudo mais eficiente e rápido, logo mais lucrativo para o dono da fábrica.

3. Como é retratada a classe trabalhadora no filme?

Logo no começo é retratada como enorme maioria, porém com a evolução das maquinas industriais, e com ela o aparecimento de novas formas de trabalho mais baratas para o dono do capital, tal maioria foi diminuída, desvalorizada e cada vez mais explorados, não tendo os seus direitos trabalhistas respeitados e obrigados a produzir cada vez mais para a maquina capitalista.

4. O homem ainda é o dominador ou será que as máquinas já estão em processo de igualdade? O homem nos dias atuais ainda possui o status de dominador, porém não tão claro como antigamente devido a todos os avanços tecnológicos as maquinas estão cada vez mais modernas e cada vez mais tomando os lugares dos homens em grande parte do processo industrial, tendo em seu favor a diminuição no valor da produção, algum lugar no futuro não tão distante as maquinas terão seu processo de igualar.

5. Qual o sistema de trabalho é caracterizado e criticado no filme?

A transição do artesanato para o mecanizado, no qual houve a quase total substituição do homem pela máquina, a fim de aumentar a produtividade nas fabricas.

6. Na sua concepção os personagens caminham para onde? Para onde vai levar a estrada que aparecendo final do filme?

Estão em uma busca de um novo lugar, onde seus direitos e seu trabalho individual sejam reconhecidos. De forma que possam reconstruir sua vida de maneira digna, um lugar que a busca selvagem pelo lucro não seja colocada acima da dignidade da pessoa humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com