TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coeficientes de liquidez

Tese: Coeficientes de liquidez. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Tese  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

3.2 Índices de Liquidez

De acordo com Silva (2008, p. 283), os índices de liquidez visam fornecer um indicador da capacidade da empresa pagar suas dívidas, a partir da comparação entre os direitos realizáveis e as exigibilidades.

3.2.1 Liquidez Geral

Encontramos em Silva (2208, p.283) que o índice de liquidez geral indica quanto à empresa possui em dinheiro, bens e direitos realizáveis a curto e longo prazos, para fazer face as suas dividas totais.

Sendo assim eles apontam que o aumento em comparação com o ano anterior, passou de 0,82 para 0,85. Teve um aumento, porém não tão significativo, pois a interpretação da fórmula de liquidez geral nos mostra que quanto maior, o resultado melhor, Esse percentual significa que para cada $ 1,00 a empresa tem $ 0,85 no ano de 2013 em bens e direitos para cobrir as obrigações com terceiros.

3.2.2 Liquidez Corrente

Silva (2008, p. 286) afirma que o índice de liquidez corrente indica quanto a empresa possui em dinheiro mais bens e direitos realizáveis no curto prazo, comparado com suas dívidas a serem pagas no mesmo período.

No caso da liquidez corrente temos em comparação o ano anterior e para 2013 teve uma queda, pois passou de 1,19 para 1.15. Segundo a interpretação da fórmula de quanto maior melhor, podemos verificar que mesmo com essa queda a empresa ainda está estável, pois para cada $1,00 de dívidas temos $ 1,15 de bens e direitos para quitação das dividas a curto prazo se necessário.

3.2.3 Liquidez Seca

Para a liquidez seca, o índice diferencia-se do quociente de liquidez corrente por excluir, do ativo circulante, os valores referentes aos estoques (SANTOS, 2005, p.180).

Sendo assim vemos que se não forem feitos estoques, a empresa terá $0,66 e $ 0,65 de bens e direitos a curto prazo para cobrir $ 1,00 de suas obrigações a curto prazo também.

3.2.4 Liquidez Imediata

O índice de liquidez imediata mede o volume de valores disponíveis (caixas, bancos, aplicações de curto prazo) mantido pela empresa para atender as suas exigibilidades mais imediatas (SANTOS, 2005, P.180).

As exigibilidades mais imediatas são aquelas que surgem pelo caminho, e você precisa de um saldo para cobrir em caso de eventualidades, se necessário. Os quocientes obtidos foram 0,26 e 0,29 o que mostra um aumento para o ano de 2013, e que a empresa possui um saldo para cobrir possíveis exigibilidades imediatas.

3.3 Grau de endividamento.

É um indicador de riscos ou dependência de participação de terceiros, por parte da empresa.

Sua fórmula de cálculo é a seguinte:

Passivo Circulante + Exigível total / Ativo Circulante x 100.

O Grau de Endividamento representa o montante de recursos de terceiros que a empresa tomou para cada real de capital próprio, bem como a proporção do Ativo Total da empresa que está sendo financiada pelos credores de longo prazo. É importante que esse indicador tenha o menor valor possível, pois se for consistente e acentuadamente maior que 1, indica uma dependência exagerada de recursos de terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com