TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consórcio modular

Seminário: Consórcio modular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

O Consórcio Modular é uma ideia que vem se fortificando ultimamente, graças aos bons resultados apresentados por uma fábrica de caminhões da Volkswagen no Brasil. Este conceito de Administração da Produção visa, colocar sobre uma única planta grande empresas ( cada uma especializada numa determinada tarefa, sobre a supervisão da Volks e também utilizando a tecnologia transmitida por ela) e entregar um produto final com qualidade. A Volkswagen por sua vez tem a obrigação de garantir essa qualidade ao seu cliente e de comandar os modulistas desse consórcio.

O fornecedor passa a ser parceiro, e a flexibilidade criada pela desverticalização da produção ajuda a otimizar os recursos disponíveis e maximiza os resultados dando competitividade maior à empresa.

Trabalhando sobre uma mesma política onde todas as decisões são tomadas com o consenso de todos e sobre a liderança da Volks todos participam, investem, sofrem o mesmo risco e recebem sua parte nos lucros proporcionalmente.

Diante das crescentes mudanças econômicas e da busca por novas tecnologias e métodos administrativos cada vez mais competitivos e rentáveis, as empresas tem buscado inovação. A Volkswagen recentemente montou uma fábrica no Rio de Janeiro, visando o conceito de Consórcio Modular.

O consórcio modular é um modelo de gestão que visa transferir

atividades que antes eram de total responsabilidade da empresa, entre ela e seus fornecedores que passam então a serem parceiros da empresa detentora da tecnologia, no caso a VW. Estas empresas parceiras foram analisadas pro meio de um sistema de compra internacional da Volkswagen Brasil e se tornam consorciadas da Volks, e serão responsáveis por realizar projetos, montar sistemas, realizar a montagem no produto final e administrar sua própria rede de fornecedores.

Com este novo modelo a montadora passa a ter o seu foco voltado para o Projeto do Produto, Qualidade, Distribuição e Marketing. Já os fornecedores tem seu foco voltado para a Produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com