TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Exames: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  2.653 Visualizações

Página 1 de 2

CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO E CONCEITOS

1.1 – Origem e Evolução da Contabilidade

Pode-se dizer que a Contabilidade tem a mesma idade da civilização humana. Assim que o homem das cavernas deixou de ser apenas um coletor e caçador para as suas necessidades imediatas, e se organizou nos tempos de fartura para os dias de escassez, ele passou a fazer registros nas paredes das grutas, para controlar a quantidade de alimentos e outros bens de sua propriedade. Estes registros e estes controles do seu Patrimônio, é que são as essências da Contabilidade, e revelam que já na Pré-história há mais de 8.000 anos, o ser humano já tinha necessidades contábeis.

Além destes registros em cavernas, chegaram até os nossos dias, provas de contínua evolução da Contabilidade, como: milhares de placas de argilas com registros dos sumérios, povo que viveu na Mesopotâmia, região que se localiza no Oriente Médio; papiros milenares do antigo Egito, com a escrituração do custo do pão fabricado na cidade de Menfis, sua capital e registros que documentam a movimentação de bens dos palácios dos faraós; tabuas de madeira com escriturações bancárias, encontradas na cidade de Pompeia, no Império Romano, atual Itália. Estes dentre outros, pois chegaram também até nossos dias outros documentos tanto da Grécia como da Roma Antiga que nos provam a existência desta atividade.

1.2 – Conceito

A Contabilidade é a técnica contábil que, por meios próprios, faz a demonstração expositiva dos fatos econômicos, retrata o conteúdo do patrimônio, todas as suas variações e o resultado da gestão patrimonial. Na verdade, o desenvolvimento inicial do método contábil esteve intimamente ligado ao surgimento do Capitalismo, como forma quantitativa de mensurar os acréscimos ou decréscimos dos investimentos iniciais alocados a alguma exploração comercial ou industrial.

1.3 – Campos de Atuação

A Contabilidade é uma ciência que acompanha a evolução da humanidade, pois desde que o homem passou a viver em comunidade, o sentido de propriedade e posse, passou a ser uma constante na sociedade. O processo produtivo para a subsistência passou a gerar sobras e essas sobras passaram a ser comercializadas; o primeiro processo de comercialização foi a troca (escambo), depois evoluindo para a adoção de moedas de troca como o sal, especiarias, o ouro e finalmente a moeda.

Com a evolução das relações comerciais, surgem as casas bancárias, os documentos de registro das operações mercantis e a necessidade de acompanhar as instituições. Como podemos observar a contabilidade acompanha o homem e suas relações com o mundo, registrando as suas movimentações patrimoniais como pessoas física e jurídica:

a) Pessoa Física = VOCÊ

b) Pessoa Jurídica = EMPRESAS (Bancos, escolas, indústrias, comércios, etc.).

1.4 – Usuários da Contabilidade

Entre os vários usuários da Contabilidade, destacamos alguns: Unidade: Anchieta Curso de Extensão Auxiliar de Contabilidade

São Bernardo do Campo Agosto/2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com