TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso De Criação De Galinhas

Artigos Científicos: Curso De Criação De Galinhas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  5.666 Palavras (23 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 23

CURSO SOBRE CRIAÇÃO DE FRANGO CAIPIRA MELHORADO

ASSOCIAÇÃO ESTRELA DO ORIENTE

ASSOCIAÇÃO BARRO ALTO

RECURSOLÂNDIA – TO.

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS

MARCELO DE CARVALHO MIRANDA

GOVERNADOR

SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E

ABASTECIMENTO

ROBERTO JORGE SAHIUM

SECRETÁRIO

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO ESTADO DO TOCANTINS – RURALTINS

SEBASTIÃO PELIZARI JÚNIOR

PRESIDENTE

COORDENADORIA DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

CIDIA ALANA CORREA MELO

COORDENARORA

SUPERVISÃO REGIONAL DO RURALTINS / MIRACEMA–TO

RORILÂNDIO NUNES DOS SANTOS

SUPERVISOR REGIONAL

UNIDADE LOCAL DE EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE CENTENÁRIO

JOSÉ JOAQUIM ARRUDA FILHO

CHEFE ULES CENTENÁRIO

INTRODUÇÃO

A avicultura é uma das áreas que mais tem evoluído nos últimos anos, devido sua importância para a produção e suprimento alimentar de proteína de alta qualidade. No entanto, com a mudança de hábitos dos consumidores, que cada vez mais vêm dando preferência a produtos mais naturais e saudáveis e também mostram preocupação com os possíveis efeitos da criação moderna, o Frango Caipira está novamente no mercado. Uma dieta à base de alimentos integrais e com sabor natural passou a fazer parte da mesa de uma parcela da população.

Estes alimentos, entretanto, têm um custo de produção mais elevado se comparado à produção industrial, no caso de frango de corte. Por esse motivo, o frango caipira tem um preço de mercado maior, não competindo em escala de produção e custo com o frango industrial, mas em qualidade e sabor da carne, atendendo a uma fatia de mercado que paga mais por essas características de apelo ecológico.

Dessa forma, o sistema caipira de criação de frango de corte é uma atividade em franco desenvolvimento, principalmente entre os pequenos e médios produtores, que têm demandado de informações técnicas para a produção de uma ave com características mais voltadas para o tradicional frango de ”fundo de quintal”, com carne de sabor silvestre, com menos teor de gordura, menos colesterol e mais proteína, para atender um mercado diferenciado.

1. ESCOLHA DO LOCAL

A escolha do local onde será conduzida a criação deve ser feita com muito

cuidado. Escolha um local plano ou com pouca declividade, protegido de ventos e bem seco. É importante, ainda, que tenha uma área sombreada, se possível próximo à água limpa.

Deve-se considerar ainda uma área anexa ao galpão, preferencialmente gramada ou com pasto formado, destinada ao piquete, essencial ao sistema caipira de criação.

2. GALPÕES

2.1. ORIENTAÇÃO

O galpão deve ser construído no sentido Leste/Oeste, ou seja, com o maior comprimento no sentido em que o sol nasce e se põe, de forma que não haja incidência direta de raios solares no interior deste (figura 1).

Leste Oeste

2.2. DIMENSIONAMENTO

2.2.1. Área do galpão

O tamanho deve ser definido em função do número de aves a serem criadas. Para frangos de corte utiliza-se 10 a 12 aves/m².

2.2.2.Altura do galpão

A altura do pé direito deve ser de 2,70m a 3,0m. O galpão mais alto favorece a circulação de ar, diminuindo os problemas com calor dentro deste, o que é muito importante, principalmente em regiões quentes e/ou no verão (figura 2).

2.2.3. Mureta

A mureta deve ter de 40-60cm de altura e sua função é a de proteger as aves, bem como sustentar as cortinas e telas. É conveniente que tenha a borda superior inclinada (45º) para evitar o empoleiramento das aves .

2.2.4. Beiral

A cobertura do galinheiro deve poderá ser feita com qualquer tipo de telha. Um detalhe que merece muita atenção quanto a largura do beiral (parte que excede aos limites da parede) que deverá ter de 1,0 a 2,0m. A necessidade desse beiral largo é a de proteger as aves do sol e principalmente das chuvas (detalhe figura 2).

2.3. MATERIAL

2.3.1.Piso

O piso do galinheiro deve ser, de preferência, cimentado, com declividade de 1% no sentido longitudinal, ou seja, no maior comprimento do galpão. Não sendo possível cimentar, pode ser de terra batida de modo que fique bem compactado. Neste tipo de piso há a desvantagem do maior número de reparos.

2.3.2.Cobertura

Para se cobrir os galpões procura-se utilizar material de menor custo. Os mais utilizados são telhas de fibrocimento, de barro e de zinco, podendo-se utilizar sapé ou outro material disponível na propriedade.

Em telhados de fibrocimento ou zinco é interessante pintar a face externa das telhas com tinta branca ou cobri-las com sapé. Estes procedimentos podem reduzir em até 3ºC a temperatura interna do galpão.

2.3.3.Galpão

A construção do galpão poderá ser feita com diversos tipos de materiais, tais como estruturas metálicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com