TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança

Resenha: Dança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

A dança tem um caráter terapêutico pois, além de ser uma atividade física, que queima calorias, trabalha músculos e articulações, também promove um bem estar geral.

Ao dançar o sujeito mobiliza vários aspectos cognitivos e afetivos. Passa a ter uma relação mais estreita com seu corpo, pois vai adquirindo maior consciência corporal. E, como o corpo é o instrumento da própria existência, ter consciência de suas possibilidades facilita a comunicação com o mundo.

Quando dança livremente a pessoa tem a oportunidade de expressar emoções através de seus movimentos, algo que nem sempre é possível fazer através de palavras. Assim consegue se libertar de tensões, descarregar negatividades e transmitir sua essência de forma livre e natural, sem bloqueios.

Por isso, os especialistas tem indicado a dança como uma atividade para aliviar estresse, desenvolver timidez, diminuir a ansiedade, e elevar a autoestima, por exemplo.

Na área da psicopedagogia, a dança tem sido grande aliada para superação das dificuldades de aprendizagem, pois possibilita que a criança desenvolva capacidades necessárias para o aprendizado de forma mais divertida.

A dança aciona diversas habilidades cognitivas como a memória, concentração, atenção, ritmo, a lateralidade, noção espacial, a habilidade de socialização.

Para dançar é preciso pensar, calcular o tempo e alcance de cada movimento, prestar atenção no espaço disponível e nas outras pessoas ao redor. É preciso ter consciência dos limites do próprio corpo, usar a capacidade criativa para compor novos movimentos,

Dançar é também uma forma lúdica e divertida de desenvolver a inteligência.

Já mulheres encontram na dança árabe, ou dança do ventre, uma excelente atividade para elevar a autoestima, pois essa modalidade de dança trabalha movimentos que revelam a beleza feminina de forma natural.

Como a dança é uma atividade social, favorece também o surgimento de novas amizades e, como o clima onde se dança é sempre alto astral, faz com que as pessoas sintam-se mais felizes.

Pessoas da melhor idade também devem frequentar aulas de dança, pois a dança promove uma estimulação cognitiva e isso ajuda a manter a saúde mental dessa faixa etária.

Dançar, independente da modalidade, é um ótimo exercício para o corpo, mente e espírito!

* Cristiane Ferreira é formada em Pedagogia (Administração Escolar) pela PUC SP e em Coaching pelo Instituto Holos. Possui ainda cursos nas áreas de psicopedagogia, mentoring e dança.

Os transtornos de Ansiedade podem ser normal ou patológicas, leve ou grave, prejudicial ou benéfica, episódica ou persistente, causa Orgânica ou psicológica, ocorrida sozinha ou com outras doenças, podendo afetar ou não a percepção e a memória das presidiária que ali estão presentes.

A ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida, interna, vaga ou de origem conflituosa. É uma sensação difusa e por vezes, vaga de apreensão, podendo ser acompanhada por uma ou mais sensações somáticas, tais como inquietação, perspiração, aperto no tórax, desconforto abdominal, aceleração cardíaca e ou respiratória, necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com