TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança folclóriica do batuque

Artigo: Dança folclóriica do batuque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Artigo  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

DANÇA FOLCLÓRIICA DO BATUQUE

O Batuque é uma dança de origem africana, do ritual da procriação. Foi severamente proibida na época colonial pelos padres. Dança muito popular em algumas cidades do interior de São Paulo, nas festas do Divino Espírito Santo, ou nas festas juninas. O batuque é dançado em terreiro ou praça pública. Uma fileira de homens fica ao lado dos tocadores. As mulheres ficam a uns 15 metros de distância. Então, começa a dança, começam as umbigadas. Cada homem, dançando, dá três umbigadas numa mulher. Os músicos tocam. Um batuqueiro "modista" faz a poesia, os versos.

SUA HITÓRIA

A estruturação do batuque no estado do Rio Grande do Sul deu-se no início do século XIX, entre os anos de 1833 e 1859 (Correa, 1988 a:69). Tudo indica que os primeiros terreiros foram fundados na região de Rio Grande e Pelotas. Tem-se notícias, em jornais desta região, matérias sobre cultos de origem africana datadas de abril de 1878, (Jornal do Comércio, Pelotas). Já em Porto Alegre, as noticias relativas ao batuque, datam da segunda metade do século XIX, quando ocorreu a migração de escravos e ex- escravos da região de Pelotas e Rio Grande para Capital. Lembrando sempre que a língua usada é a Yoruba

Os rituais do batuque seguem fundamentos, principalmente das raízes da nação Ijexá, proveniente da Nigéria, e dá lastro as outras nações como o Jêje do Daomé, hoje Benim, Cabinda (enclave Angolano) e Oyó, também, da região da Nigéria. O batuque surgiu como diversas religiões afro-brasileiras praticadas no Brasil, tem as suas raízes na África, tendo sido criado e adaptado pelos negros no tempo da escravidão. Um dos principais representantes do batuque foi o Príncipe Custódio de Xapanã. O nome batuque era dado pelos brancos, sendo que os negros o chamavam de Pará.

INSTRUMENTOS

• O tambor é um instrumento aprumado, largo e profundo cujo som grave produz os contrabaixos e garante a estrutura rítmica da batucada. Feito geralmente com metal, suas membranas podem ser naturais ou sintéticas. Existem tambores de diferentes tamanhos (de 16 a 26 polegadas de diâmetro).

• O repique é um instrumento de som nítido para acompanhamento, aproximadamente três vezes menor do que o tambor. É também utililizado nos fraseados (começos das batucadas, paradas dos trechos musicais). Fabricado da mesma forma com metal, suas membranas são sintéticas.

• A caixa ou tarol é uma caixa-clara, um pequeno tambor como o que pode ser encontrado em baterias de música de rock'n'roll. Contudo, ao contrário da caixa ou tarol, seu timbre é geralmente obtido com um simples fio de aço esticado de um lado ao outro da membrana de toque. A caixa também serve ao acompanhamento, garantindo sua continuidade rítmica.

• Este tamborim é um instrumento sem címbalo cujo som é muito seco e agudo. Ele serve para efetuar frases rítmicas, pontuando e revificando os trechos musicais.

• O chocalho é um conjunto de pequenos pratos ou címbalos montadas numa rede de grandes varas de metal ou ferro. O som produzido pelo chocalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com