TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição dos produtos e serviços

Tese: Descrição dos produtos e serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Tese  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

) Descrição da empresa

A descrição da empresa é a primeira etapa técnica de um plano de negócio a ser desenvolvida se você, empreendedor, já tem uma empresa estruturada. Do contrário, ela entra como parte integrante da descrição de seu projeto. Se a empresa já estiver consolidada, é nesta seção que o empreendedor deve descrever o que é a empresa, seu histórico, crescimento/faturamento dos últimos anos, sua razão social, impostos, estrutura organizacional, localização, parcerias, serviços terceirizados etc.

Nesta etapa, o empreendedor precisa ter em mente qual será sua estratégia para colocar o seu negócio em prática. Em geral, o plano operacional é composto dos seguintes subitens que não precisam ser seguidos obrigatoriamente nesta ordem:

Plano operacional- É aqui que o empreendedor irá destacar a localização do seu negócio, a descrição e a quantidade de equipamentos que irá precisar, quem serão e quantos fornecedores ele irá trabalhar etc.

Plano gerencial - Nesta fase, o empreendedor irá identificar quantas pessoas são necessárias para levar seu negócio adiante. É uma avaliação de Recursos Humanos. Ele também precisará investigar qual o perfil de profissional desejado, como será a remuneração deste profissional, como será o treinamento da equipe e, também, a estratégia de motivação para com ela.

Plano jurídico - O empreendedor precisará ter em mente como seu negócio irá sair do papel. Será preciso estabelecer uma sociedade? Se sim, quantos sócios? Qual será o percentual de retirada de cada um? Caso seu negócio envolva a patente de um produto, quais os requisitos legais para garantir sua patente e sua proteção? Será necessário ter um escritório de advocacia como auxiliar?

• O plano jurídico é uma etapa fundamental na descrição de um plano de negócios. Ele prevê uma série de questões legais que, se não pensadas de antemão, podem pôr em risco seu projeto.

3.3) Descrição de produtos e serviços

Nesta seção do Plano de negócios o empreendedor deve descrever quais são seus produtos e serviços e como eles serão produzidos. A descrição precisa abordar pontos como: ciclo de vida, fatores tecnológicos envolvidos, P&D (pesquisa e desenvolvimento), principais clientes, se detém marca e/ou patente de algum produto etc. Na opinião de especialistas, aqui vale a frase "conhece-te a ti mesmo". O produto precisa ser visto, revisto, idealizado, revisado, criticado e repensado, a fim de se identificar todos os prós e contras de sua produção.

O empreendedor precisa saber o que ele tem em mãos e o que ele não tem. Uma idéia maravilhosa aos seus olhos, pode não ser aos olhos do investidor. Para transformar seu sonho em produto é preciso estar preparado para defendê-lo. Para isso, é preciso conhecê-lo. Para saber o que se tem em mãos, o empreendedor precisará dimensionar o seu produto, os recursos necessários para sua produção, estabelecer estratégias de busca de recursos. Então, essa também é uma etapa que depende fundamentalmente dos três itens básicos para a criação de um plano de negócio: Análise de Mercado - Plano de Marketing e Plano Financeiro.

A maior dica que se pode dar ao empreendedor na hora de descrever seu produto é: ame o seu negócio, o seu produto, a idéia que você vai vender. Assim, aumentam, e muito, as chances dele superar adversidades.

• "Diferente do emprego, a empresa é o empreendedor. Você não bate cartão depois do horário, vai para casa e volta no outro dia. Você dorme com a empresa na cabeça, sonha com ela, acorda e idealiza, investe, enfim... respista seu empreendimento. Por isso, é preciso fazer aquilo que se gosta. descubra, portanto, se o seu produto tem a ver com o seu sonho, se ele é a sua paixão. Se for, invista e transforme sua paixão em um projeto" (Fernando Dolabela, professor de empreendedorismo e consultor da Fundação Dom Cabral)

3.4) Análise de mercado

Eis um dos itens mais importantes de qualquer plano de negócio. Aqui é que deve ser feita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com