TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design na Web - resumo

Por:   •  8/12/2015  •  Resenha  •  3.191 Palavras (13 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 13

DESIGN NA WEB

Objetivos Gerais

1. Atuar na concepção funcional e estética de peças publicitárias adaptadas ao meio em que serão veiculadas.

2. Inovar na utilização de meios alternativos e digitais de comunicação publicitária.

Objetivos Específicos

1. Apresentar soluções exequíveis de produção de peças publicitárias para internet.

2. Comprovar o aprendizado apresentando as peças elaboradas durante o curso.

3. Dar início à criação de um portfólio digital

Conceitos WEB

A Web é um agrupamento de computadores conectados formando uma rede mundial, descentralizada. Nela são possíveis encontrar os mais diversificados serviços em formato digital: Bancos on-line, lojas on-line, sites especializados, blogs, redes sociais, publicidade digital, portais de informação, educação a distância, jogos e pesquisa entre outros serviços.

Por conta dessas características a WEB tem se tornado um amplo espaço de circulação de mercadorias, serviços, ideias, dinheiro e principalmente conteúdo de conhecimento.

No inicio da WEB os principais usuários eram curiosos e programadores.

A Web não tinha um formato definido até a chegada do hipertexto com Tim Berners Lee que formatou a Word Wide Web em 1991

Após esse período, qualquer pessoa com um pouco de conhecimento podia montar páginas para web, mas com poucos recursos gráficos.

WEB 2.0

A web 2.0 é a web da participação, onde as pessoas usam a web como plataforma para todo tipo de interação: blogs, vídeos, fotos, redes sociais. A web 2.0 é o que chamamos de computação em nuvem -  os aplicativos ( como Gmail), redes sociais etc) ficam na internet (nuvem de computadores) acessados por meio de computadores com conexão on-line.

Cada vez mais surgem no mercado dispositivos que se conectam a web, tornando-se assim, parte da nuvem de computadores, como tablets, celulares e demais dispositivos, como Qrcodes, RFID e etc, que propiciam até mesmo liquidificadores, geladeiras e outros equipamento ficarem conectados à Internet.

HTML

Assim como os aplicativos e programas, as linguagens de programação também podem se atualizar por meio de versões. O HTML está atualmente na versão 5.0. O HTML 5 traz consigo importantes mudanças quanto ao seu papel no mundo da Web, através de novas funcionalidades, nas quais se destacam:

  • Suporte à execução de áudio e vídeo
  • Suporte à exibição em mídias portáteis (smartphones,tabletes, etc.)
  • Inserção de animações e elementos interativos diretamente na página, sem o intermédio do flash ou de outros recursos externos.
  • Melhoras no suporte a aplicativos online.

Interação

A interação dos usuários com os sites de Internet tem mudado radicalmente nos últimos anos, e aparentemente as métricas não acompanharam essa dinâmica ou precisam de uma nova interpretação.

Algumas inovações tecnológicas, como a banda larga que permite a conexão em tempo integral, o uso de tecnologias como AJAX que permite a construção dinâmica das páginas, maior capacidade de processamento dos computadores, páginas em HTML5, isso sem falar em exemplos bem simples como um navegador multi-abas, acabaram mudando e muito o nosso jeito de interagir com a Web.

Segunda tela

O termo segunda tela (second screen) se refere a um dispositivo eletrônico adicional como um smartphone, tablet ou computador que permite ao consumidor interagir com o conteúdo que está consumindo em um dispositivo eletrônico principal, como televisão, rádio e até cinema.

7 motivos para as marcas investirem em mobile

1. Ninguém sai de casa sem ele
2. A mensagem da marca será lida
3. Mobile é mais pessoal
4. As pessoas querem se comunicar por lá
5. Custo-benefício
6. Elas falarão com a marca por meio desses devices
7. O mobile está crescendo exponencialmente.

03. Maior dificuldade na gestão de conteúdo

Em geral, os sites em flash são desenvolvidos de forma que o cliente dependa 100% do webdesigner para atualizar conteúdo, o que, antigamente, era um ponto a favor do webdesigner, que poderia cobrar do cliente para realizar alterações de textos e fotos. Porém, isso hoje é um ponto negativo, pois a disseminação de CMSs (Content Management Systems) como o WordPress e o Joomla!, um número cada vez maior de clientes percebem que podem (e
devem ter um site dinâmico e fácil de atualizar).

A importância de atualizar com frequência o site é o fato do Google “gostar” de sites que publicam novos conteúdos com regularidade, e com isso, ganham pontos no ranking do Google. Além disso, seus clientes também tendem a retornar ao site para APRENDER com as ideias de sua empresa.

04. Dispositivo Móveis não visualizam bem sites em Flash

Já tentou acessar um site em Flash do seu celular ou do smartphone para pegar um telefone ou endereço? É muito complicado e, não raramente,impossível. Veja o excelente texto do Pedro Bombonatti: “Um estudo sobre internet móvel realizado pela Morgan Stanley prevê que o acesso a internet pelo celular deverá superar o acesso pelo computador em cerca de 5 anos. Este estudo aponta a popularização de smartphones, e-readers e tablets e a ampliação das redes 3G e 4G como os principais fatores que favorecem o aumento no acesso a internet pelo celular” - Pedro Bombonatti.

05. Prejudica as campanhas de Links Patrocinados do Google (adwords)

Uma boa prática nas campanas de AdWords é direcionar o link para uma página interna com informações das PALAVRAS-CHAVE que o usuário pesquisou. Por exemplo: se o internauta pesquisar “marketing no google”, o link deverá direcionar para página com informações sobre o Curso de Marketing no Google da Konfide, no meu caso. Como o site em Flash não possui URLs para cada conteúdo, pois todos estão dentro do “filme” do Flash, as campanhas de AdWords só conseguem direcionar para a Home Page.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com