TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divida os custos atuais e de capital e dê um exemplo de cada um deles

Tese: Divida os custos atuais e de capital e dê um exemplo de cada um deles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  Tese  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Essa atividade se destina exclusivamente aos alunos que porventura tenham perdido alguma das Atividades Regulares de n° 1 a 4.

Responda fundamentadamente as seguintes questões:

Questão 01 - Diferencie despesas correntes e despesas de capital e indique um exemplo de cada uma delas.

Respostas:

• Despesas correntes:

Despesas de custeio: destinadas à manutenção dos serviços criados anteriormente à Lei Orçamentária Anual, e correspondem entre outros gastos, os com pessoal, material de consumo, serviços de terceiros e gastos com obras de conservação e adaptação de bens imóveis;

Transferências correntes: são despesas que não correspondem a contraprestação direta de bens ou serviços por parte do Estado e que são realizadas à conta de receitas cuja fonte seja transferências correntes. Dividem-se em:

o Subvenções sociais: destinadas a cobrir despesas de custeio de instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultural, desde que sem fins lucrativos;

o Subvenções econômicas: destinadas a cobrir despesas de custeio de empresas públicas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril.

• Despesas de capital:

Despesas de investimentos: despesas necessárias ao planejamento e execução de obras, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente, constituição ou aumento do capital do Estado que não sejam de caráter comercial ou financeiro, incluindo-se as aquisições de imóveis considerados necessários à execução de tais obras;

Inversões financeiras: são despesas com aquisição de imóveis, bens de capital já em utilização, títulos representativos de capital de entidades já constituídas (desde que a operação não importe em aumento de capital), constituição ou aumento de capital de entidades comerciais ou financeiras (inclusive operações bancárias e de seguros). Ou seja, operações que importem a troca de dinheiro por bens.

Transferências de capital: transferência de numerário a entidades para que estas realizem investimentos ou inversões financeiras. Nessas despesas, inclui-se as destinadas à amortização da dívida pública. Podem ser:

o Auxílios: se derivadas da lei orçamentária;

o Contribuições: derivadas de lei anterior à lei orçamentária.

Questão 02 - Cite e descreva cada uma das instâncias de avaliação e controle dos entes públicos.

Questão 03 - Quais são os três estágios clássicos da despesa a serem executados pelos entes públicos após o processo de licitação? Descreva cada um deles.

Questão 04 - Descreva de forma sucinta o como se dá a elaboração do PPA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com