TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento Juridico

Por:   •  10/6/2015  •  Dissertação  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I (DEDC I)

Programa de Apoio ao Desenvolvimento Político Pedagógico da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

LUIZ CARLOS ARAÚJO SILVA

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

SERRINHA

2014

LUIZ CARLOS ARAÚJO SILVA

        

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Projeto de Intervenção apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Metodologia do Ensino para a Educação Profissional, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

                                           Orientador: Clairton Quintela Soares.

SERRINHA

2014

RESUMO

Este projeto de intervenção tem como tema: Computador: Ferramenta Pedagógica, Consertos, Usos e Frutos. Os alunos do Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática e Redes serão integrados aos demais alunos do CETEP- Bacia do Jacuípe através da reparação dos computadores da escola que estão danificados e funcionarão como importante instrumento pedagógico e servirão como fonte de treinamento para os futuros técnicos. Estes computadores, já em perfeito estado de uso, serão utilizados por toda comunidade escolar como ferramenta pedagógica essencial para a construção do conhecimento, ao acessar a internet estarão inclusos no mundo digital.

PALAVRAS CHAVES: Computador, ferramenta pedagógica, informática e Educação Profissional.

ABSTRACT

This intervention project has as its theme: Computer: Pedagogical, Repair, Tool Uses and fruits. Students of the Technical Course Maintenance and Support in Computer Networks and will be integrated with other students Jacuípe CETEP-Basin through repair of school computers that are damaged and serve as important educational tool and serve as a source of technical training for the future . These computers already in perfect condition to be used, will be used by the whole school community as an essential educational tool for the construction of knowledge, to access the internet will be included in the digital world.

KEY WORDS: Computer pedagogical tool, IT and Professional Education.

SUMÁRIO[pic 2]

  1. INTRODUÇÃO_________________________________________ 05
  2. CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR________________ 06

             07

  1. PROBLEMA___________________________________________ 08
  2. JUSTIFICATIVA _______________________________________  08
  3. OBJETIVOS__________________________________________  10
  4. METODOLOGIA_______________________________________  11
  5.   RECURSOS_________________________________________  13
  6. CRONOGRAMA_______________________________________  13
  7. RESULTADOS ESPERADOS_____________________________14
  8. CONSIDERAÇÕES FINAIS______________________________  15
  9. REFERÊNCIAS________________________________________ 16

INTRODUÇÃO

Como sabemos a informática está presente nas instituições públicas, privadas, ambientes familiar, pátio da escola, telecentros, lan houses. A computação tornou-se evidentemente uma ferramenta importante na prática pedagógica por proporcionar aos professores a possibilidade de elaborar aulas mais dinâmicas, interativas e atrativas, promovendo um ensino/aprendizado melhor qualificado e mais produtivo, permitindo aos alunos maior participação e interesse quanto aos conteúdos ensinados, tornando-se também uma ferramenta atrativa, fundamental e altamente significativa no âmbito da educação profissional.

Apesar da consciência sobre a importância da educação digital nos tempos atuais, ainda há dificuldade de enxergar a informática como ferramenta metodológica, talvez por falta de domínio ou conhecimento sobre como utilizá-la. Como também devido ao acesso ainda limitado, principalmente por parte de alunos que residem na zona rural. O desafio desse projeto de intervenção é apresentar a manutenção de computadores pelos alunos do quarto ano do curso de Técnico em Manutenção em Computadores e Redes, a informática e a internet como ferramentas pedagógicas no processo de ensino/aprendizagem aplicado na área de educação profissional. Para isto, iremos demonstrar que é possível o reaproveitamento de computadores através da reutilização de carcaças, peças velhas peças de computadores, colocando peças novas quando necessário e poder tirar frutos destes através da inserção da informática, do uso da internet na educação profissional não só como ferramenta pedagógica, mas como forma de inclusão social, proporcionando não só aos alunos, mas a toda comunidade atual e egressa do Cetep uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

 CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

O CETEP - Bacia do Jacuípe está localizado à rua Dr. Elziro Macedo, S/N, no município de Ipirá, distante 202 km da capital da Bahia, e funciona nas antigas instalações do Colégio Estadual Polivalente de Ipirá tendo como anexo o Colégio Estadual Luciano Santos. A escola mãe está dotada de onze salas de aulas, sala de informática com dez computadores, auditório, duas salas de vídeo, sala de jogos, sala de enfermagem, biblioteca climatizada e com seis terminais de computadores com acesso a internet, cozinha, dispensa, dois banheiros (masculino e feminino) com acessibilidade. Para fins administrativos, conta com uma boa sala para secretaria, sala para vices diretores, sala para diretoria, ampla sala de professores, sala de coordenação pedagógica, sala de atividades complementares com depósito, além de banheiro individual para professor, dispõe ainda de um pequeno almoxarifado, sala de patrimônio, sala de arquivo morto, sala para rádio escolar e sala de material da fanfarra. A escola anexa é dotada de quatro salas de aula, sala de vídeo, sala de educação especial, laboratório de informática com vinte e quatro computadores, oficina para artefatos em couro, laboratório de química, quadra de esportes, área para estacionamento e uma grande área aberta que serve ao curso de agropecuária. Em fase de acabamento estão cinco novos módulos e um auditório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (259 Kb)   docx (93.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com