TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTILOS ARTÍSTICOS E SEUS AUTORES

Artigo: ESTILOS ARTÍSTICOS E SEUS AUTORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Artigo  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

ESTILOS ARTÍSTICOS E SEUS AUTORES

O Renascimento foi durante os séculos XV e XVI na Europa, ocorreu na passagem da idade média para a Moderna, foi um importante movimento de ordem cultural, artística e cientifica. A base do Renascimento era proporcionada por uma corrente filosófica que reinava o humanismo e esse descartava a escolástica medieval que por enquanto dominava e propunha o retorno das virtudes da antiguidade.

Um dos principais artistas deste período foi Leonardo da Vinci, que foi pintor, arquiteto e escultor. E uma de suas principais obras e também uma das mais conhecidas em todo mundo foi Monalisa:

Outra obra sua foi A Última Ceia é um afresco de Leonardo da Vinci para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia.

A Virgem e o Menino com Santa Ana, óleo sobre madeira, é obra de Leonardo da Vinci, pintada em Milao entre 1508 e 1513. Leonardo nunca finalizou este painel. Leonardo havia conquistado total maestria ao modelar o rosto humano.

Barroco, esse estilo desenvolveu-se no séc. XVII, mas teve suas origens no séc. XVI, em decorrência a crise do Renascimento, que ocorreu principalmente pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo e pelas dificuldades econômicas que ocorreu com a queda do comercio do Oriente. Todo rebuscamento presente na arte barroca é estimulo dualistas entre o terreno e o celestial, o homem e Deus, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.

Um dos principais artistas deste período foi Gian Lorenzo Bernini ou simplesmente Bernini foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Uma de suas principais obras foi: O Rapto de Proserpina é uma escultura de Gian Lorenzo Bernini, considerado um dos maiores artistas do século XVII, tendo seu trabalho quase todo centrado na cidade de Roma.

Eneias, Anquise e Ascânio é uma obra do Barroco Italiano, de Gian Lorenzo Bernini.A obra, esculpida por volta de 1619, descreve as três idades do homem sob três pontos de vista, baseada numa figura de um afresco de Rafael Sanzio, e talvez refletindo o momento em que o filho consegue o papel do pai. A imagem mostra a infância do homem, sua idade madura e sua senilidade, um se apoiando no outro, mostrando a continuidade da vida e como uma fase se liga à outra.

O Baldaquino é dos locais mais impressionantes da Basílica de São Pedro, em Roma. Gian Lorenzo Bernini criou, para o altar papal acima do túmulo de São Pedro, uma obra prima técnica e artística para o Papa Urbano VIII Barberini.

O Rococó foi um movimento artístico que tinha uma forte relação com a burguesia, por isso suas obras eram focadas a essa classe social. Esse estilo surgiu na Europa no século XVIII, na frança e em seguida se espalhou para vários países do velho continente e chegou até mesmo se espalhar para as Amerias, chegando ao Brasil. O estilo serviu como um meio de definir algumas manifestações desenvolvidas nos campos de arquitetura e das artes ornamentais. A partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com