TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espetáculo faz retrospectiva da música, artes e política país nos anos 80

Artigo: Espetáculo faz retrospectiva da música, artes e política país nos anos 80. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

q24/11/2013 12h05 - Atualizado em 24/11/2013 12h05

Escola municipal de dança em Belém encerra atividades com espetáculo

"Dèja vu: Voz da Juventude será apresentado nesta segunda e terça-feira.

Espetáculo faz retrospectiva da música, artes e política país nos anos 80.

Do G1 PA

Tweet

Um espetáculo faz uma retrospectiva da música, artes e política brasileira nos anos 80 no Brasil será apresentado na próxima segunda (24) e terça-feira (25), em Belém. A encenação de "Dèjá vu: Voz da Juventude” marca o encerramento das atividades da Escola Municipal de Dança em 2013, na décima primeira edição da mostra. A programação é às 20h, no Teatro Gasômetro.

Os mais de 300 alunos da escola, com idade entre 5 e 83 anos, formam os dois elencos. O espetáculo é resultado de sete meses de pesquisas, ensaios, escolha de coreografias, figurinos e cenários. Além disso, a mostra traz inovações e surpresas: que poderão ser percebidas nos figurinos, estrutura e tecnologia.

Uma pesquisa literária e de movimentos corporais com base no livro “Movimentos Culturais de Juventude” resultou na criação do roteiro, cenários e coreografias. “Vamos retratar a eclosão do rock na década de 80 no Brasil e mostrar, nas músicas desse período, a questão política, numa abordagem sutil das manifestações que aconteceram no Brasil de ontem, reportando ao movimento social realizado recentemente no país”, detalhou a professora Ellen Cavalcante.

Duas bailarinas dividem a mesma sensação com a mostra: a ansiedade de subir ao palco. Beatriz Santos, de 50 anos, vivenciou a década intensamente. Já Marcelle Leão, de 13, só conhecia a história por meio de livros. Mas as duas prometem passar a mesma emoção que sentiram com a encenação do espetáculo.

“Essa Mostra de Dança é um momento mágico que a gente vive, onde somos os artistas e podemos mostrar às nossas famílias e ao público nosso talento, nosso desempenho. Pena que não tive essa oportunidade quando jovem, porque, com certeza, teria seguido carreira. Eu adoro dançar, me renova as energias e me alegra o coração”, destacou Beatriz.

A coordenadora da mostra, Marlene Martins, explica que o objetivo deste ano é inovar, trabalhar com os alunos as letras das músicas e o que está acontecendo atualmente no Brasil. A intenção é traçar um paralelo entre como se vivia nos anos 80 e a época em que se vive nos dias atuais no país.

"E, também, trabalhar neles [alunos] a questão da cidadania. Esse também é o papel da Escola Municipal de Dança, [incentivar] nos alunos a preocupação de refletir sobre a política e as questões sociais do país e sobre a importância da criança, adolescente e do próprio adulto em desenvolver seu lado crítico, compreendendo o que está acontecendo ao seu redor”, defendeu.

Serviço:

XXI Mostra de Dança da Escola Municipal Dança apresenta “Dèjá vu: Voz da Juventude” no Teatro da Estação Gasômetro, nesta segunda (25) e terça-fei4r3gerg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com