TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frevo

Resenha: Frevo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Resenha  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho feito para disciplina de artes. Professora: Flávia Braúna. Grupo: Jaíne, Naiane e Leonardo. Novembro de 2014.

O frevo é uma dança típica do carnaval pernambucano que em 2007 completou cem anos, e foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela (UNESCO). No dia 14 de setembro é comemorado o dia do frevo. Recife a Capital do Frevo.

Os instrumentos utilizados são banjos, violões, cavaquinhos e recentemente vem sendo utilizado também o clarinete.

O nome frevo tem origem na palavra ferver, que na pronúncia popular virou “frever”. O significado é o mesmo de fervura, ou seja, agitação, rebuliço.

O carnaval de Olinda é o carnaval do frevo, que pode ser considerado o carnaval mais popular do país, embora não seja o maior. Isso porque no carnaval do frevo não existem escolas de samba, sambas-enredo ou trios elétricos, ou seja, o carnaval é realizado pelo povo, pelas famílias que saem nas ruas para a folia.

Com origem no final do século XIX, o frevo é uma manifestação da cultura corporal tipicamente pernambucana. Primeiramente como um ritmo carnavalesco, nascido dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval. O frevo originalmente não tem letra, é só tocado por uma banda. Do ritmo mais rápido, das bandas de músicas marciais, surgiu a dança do frevo, nos desfiles antigos de carnaval, quando jogadores de capoeira abriam o caminho para os músicos passarem pela multidão. O frevo mistura passos de várias danças.

É um tipo de marchinha bastante acelerada, que, ao contrário de outras músicas carnavalescas, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto a multidão se diverte dançando.

Apesar de parecerem simples ao olhar, os passos do frevo são bem complicados, pois, esta dança inclui: gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados.

Os dançarinos de frevo encantam com sua técnica e improvisação, sendo que esta última é bastante utilizada. Para complementar a beleza da dança, eles usam uma sombrinha ou guarda-chuva aberto enquanto dançam.

Nos anos 30, o frevo foi dividido em três ritmos.

Frevo de Rua – É o frevo completamente instrumental, feito exclusivamente para dançar. A música do Frevo-de-Rua pode ter: notas agudas (frevo-coqueiro), predominância de pistões e trombones (frevo-abafo) e introdução de semicolcheias (frevo-ventania).

Frevo Canção – Frevo mais lento, com algumas semelhanças em relação à marchinha carioca. É composto por uma introdução e uma parte cantada, terminando ou começando com um refrão.

Frevo de Bloco – Originado das serenatas realizadas paralelamente ao carnaval, no início do século. Frevo de bloco é um frevo executado por orquestra de pau e cordas. É chamado pelos compositores mais tradicionais de "marcha-de-bloco".

Compositores como Nelson Ferreira, Luiz Bandeira e Edgar Moraes fizeram frevos imortais, tocados até hoje no Carnaval de Recife.

Com o passar do tempo, o frevo integrou-se como movimento da Música Popular Brasileira, sendo composto até por não pernambucanos, como Caetano Veloso, Moraes Moreira, Gilberto Gil, Edu Lobo, Chico Buarque e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com