TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gastronomia No Brasil

Monografias: Gastronomia No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Neste trabalho, procuramos examinar a hipótese de que a extrema mobilidade geográfica, representada pela interminável saga das migrações internas brasileiras, é responsável pela veiculação de valores e hábitos culturais em geral, e alimentares em particular, capazes de moldar a própria construção de uma cultura brasileira e uma identidade culinária nacional. Consideramos também, além disso, que a “mélange” de características de cultura material ocorrente em nossa história tende a se constituir no próprio centro da nossa identidade nacional, acima das fortes particularidades regionais de nossa formação. Mais ainda, esses raciocínios tendem a apontar os grandes centros urbanos/metropolitanos, como São Paulo, centros também de migrações e de misturas de etnias, como “locus” de sínteses culturais surpreendentes, capazes de revelar a formação das características identitárias do “brasileiro” em geral, e em particular de sua gastronomia.

PALAVRAS-CHAVE

Gastronomia no Brasil; culinária brasileira; migrações internas; mistura de culturas; regionalismo.

MOBILIDADE, IDENTIDADE E GASTRONOMIA

Sou famanaz Viramundo

Do sertão de Pernambuco Tudo faço e tudo avio”

(Capinam e Caetano Veloso, música do filme Viramundo)

O brasileiro é um Viramundo. A expressão se refere originalmente à entidade da religião de Umbanda, na sua versão carioca, o cabloclo Viramundo que tudo soluciona e sai pelo mundo resolvendo.

O cineasta Geraldo Sarno fez nos anos sessenta um belo filme com esse nome, sobre a migração dos camponeses do semi-árido do Nordeste para os grandes centros urbanos. A saga dessas migrações deu assuntos, fios e cores para o tecido de muitos trabalhos de qualidade na literatura e nas artes. Desde romances como “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, até a

VI Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo

10 e 11 de setembro de 2009 – Universidade Anhembi Morumbi – UAM/ São Paulo/SP

surpreendente canção “Carcará”, que imortalizou a voz áspera da cantora Maria Betânia, além da constelação de músicas brasileiras “de andar e ir embora”, produzidas por nomes como Caetano Veloso, Sérgio Ricardo e até pelo paulistaníssimo Paulo Vanzolini. Isso sem falar dos filmes do Cinema Novo brasileiro: eles apresentaram ao mundo os cineastas Glauber Rocha e Nélson Pereira dos Santos, com suas câmeras escavando até o delírio o chão árido e a alma atormentada do sertanejo nordestino.

Esses homens que depois vagam pelos estados do Sudeste não provém só do Nordeste, pois muitos brasileiros de diversas regiões migraram e migram com freqüência; é uma idéia atraente pensar que esses imensos e freqüentes vaivéns individuais e coletivos são uma característica brasileira que ajuda a reunir e a mesclar traços culturais de diversas regiões. E essa mescla tem seu ponto alto em uma metrópole como São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com