TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grafite Alexandre Orion

Pesquisas Acadêmicas: Grafite Alexandre Orion. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 2

Alexandre Orion Criscuolo (São Paulo SP 1978). Artista visual, fotógrafo e designer. Inicia como autodidata, em 1993, seu trabalho com grafite e arte pública, e, em 2001, com fotografia. Em 2004, gradua-se em artes visuais pela Faculdade Montessori - Famec, São Paulo. Cria, em 2002, o projeto Metabiótica, em que suas pinturas realizadas nos muros da cidade, intencionalmente produzem relações visuais com os transeuntes e o espaço urbano. Essa interação entre as figuras pintadas e as situações reais é registrada em fotografias, que são o resultado final do trabalho. Em 2006, inicia a intervenção urbana Ossário, na qual utiliza apenas panos para remover a fuligem impregnada nas paredes do Túnel Max Feffer, na cidade de São Paulo, criando imagens de caveiras humanas.

O artista paulistano Alexandre Orion, gosta de fazer intervenções urbanas com um material incomum. Na verdade, sua matéria prima está diante dos olhos de todas as pessoas, mas não é sempre que pode ser vista. Orion faz arte com a poluição da cidade.

O artista visual está longe de ser um artista de rua comum que se apropria dos muros da cidade para pintar. Latas de spray não são suficientes para expressar suas ideias e conceitos. Orion mergulha no caos e dança com o acaso e, depois de muito refletir, surge nas ruas da cidade com obras de arte que, além de massagear as pupilas, colocam os neurônios para trabalhar. Orion aproxima a ficção da realidade com o compromisso da casualidade. É um trabalho de intervenção urbana que mescla o estêncil [técnica de grafite], a fotografia e os milhares de transeuntes que circulam pela cidade.

O artista brasileiro elevou a arte de pintar murais a outro patamar. Ossário é o nome de uma de suas séries de trabalhos, em que Orion transforma túneis de São Paulo desenhando milhares de crânios. Como? Limpando a poeira negra que polui os túneis. As obras do artista acabam assim por ser inovadoras (o que não é fácil num mundo como o do grafite) e nos obrigam a pensar – e a tentar achar uma solução – acerca de um dos problemas das cidades, a poluição.

Mais Informações podem ser obtidas na Entrevista Deita a Orion, pela Revista Cult (2010). A arte urbana de Alexandre Orion. Disponivel em: http://revistacult.uol.com.br/home/2010/04/a-arte-urbana-de-alexandre-orion/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com