TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grandes Obras Estruturais

Trabalho Escolar: Grandes Obras Estruturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  4.917 Palavras (20 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 20

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO EM GABIÕES

1. OBJETIVO

Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a utilização de gabiões, em obras d’arte especiais executadas em obras rodoviárias .

2. GENERALIDADES

Esta especificação abrange os gabiões confeccionados com redes metálicas com dupla torção e malha de forma hexagonal, produzidas com fio de aço trefilado a frio, recozido e zincado e eventualmente, plastificado.

Na execução deste trabalho podem ser consultadas as seguintes normas:

- NBR 8964 - Arame de aço baixo teor de carbono zincado para gabiões.

- NBR 7143 - Plásticos – moldagem por compressão de corpos-de-prova de materiais termoplásticos - procedimento.

- NBR 7452 - Plásticos – atmosfera padrão para condicionamento e ensaio - Especificação.

- NBR 7456 - Materiais plásticos – determinação da dureza Shore por meio de um durômetro - Método de ensaio.

- MB 1160 - Determinação da massa específica de plásticos com o uso de picnômetro - Método de ensaio.

- MB 1163 - Determinação de propriedades mecânicas das matérias plásticas - Métodos de ensaio.

- ASTM D 1203 - Loss of plasticizer from plastics (activated carbon methods), tests for.

- ASTM D 2287 - Nonrigid vinyl chloride polymer and copolymer molding and extrusion compounds, specification for.

A rede obtida por entrelaçamento dos fios à dupla torção, formando-se malha hexagonal é definida pela dimensão da malha e o diâmetro do fio galvanizado, mesmo no caso do fio revestido com PVC.

Gabião é o elemento flexível, manufaturado com a rede definida acima, que após montagem constitui cestos de forma prismática ou cilíndrica.

Existem três tipos básicos:

2.1 Caixa

É a peça de formato paralelepipédico constituída por pedaços de rede que formam a base, as paredes verticais no sentido do comprimento e a tampa.

As paredes verticais nas extremidades dos comprimentos de peça (testeiros) devem ser presas à tela de base, por processo mecânico de torção ou através de fio em espiral contínua, de forma a garantir a perfeita união entre as telas.

Normalmente a caixa é dividida em celas ao longo do comprimento por diafragmas colocados a cada metro e preso à peça principal através de fio em espiral contínua com a função de fortalecer a estrutura e de facilitar as operações de enchimento. Tais diafragmas possuem as mesmas características da rede que constitui o gabião e são unidos diretamente à tela de base durante a sua fabricação.

O fio utilizado é do tipo doce recozido de acordo com as especificações UNI 3598 (Norma Nacional Italiana) e deve ser zincado a quente com quantitativos correspondentes às especificações UNI 3598.

Tais características satisfazem plenamente a Circular do Ministério do Conselho Superior dos Trabalhos Públicos da Itália n. 2078 de 27/08/1962. A qualidade do fio e galvanização satisfazem, também, respectivamente, a British Standard Specification BBS n. 1052/1942 e BBS n. 443/1969. U.S. Federal Specification QQ-W-461 g, soft, finish 5, Class 3. Devem ser utilizados para confecção de muros de arrimo, canais, portos, etc.

2.2 Colchão ou Manta

É a peça de formato paralelepipédico de pequena altura constituída por pedaços de redes formando a base, as paredes verticais no sentido do comprimento e sobre as extremidades.

O colchão é dividido em celas ao longo do comprimento por diafragmas colocados a cada metro e presos à peça de base através de fio em espiral.

Os colchões tipo Reno, são gabiões cuja característica principal é a reduzida espessura (0,15m, 0,20m, ou 0,30m); e são formados por uma rede metálica de malha hexagonal e dupla torção que, geralmente, tem malhas menores que àquelas utilizada na fabricação de gabiões.

Às características do fio são idênticas àquelas empregadas nos gabiões tipo caixa.

Sobre uma tela contínua de rede, seja da base como também das paredes laterais do elemento, estão montados os diafragmas a uma distância de 1.00m, de modo a criar uma estrutura celular.

Os diafragmas apresentam características iguais àquelas da rede da qual é constituída a tela da base. A tela da base, a tampa e os diafragmas são delimitados ao longo das bordas por fios de diâmetro maior àquele utilizado para a rede, de modo a reforçar a estrutura e facilitar a colocação.

Devem ser utilizados em revestimento de taludes, canalizações e proteções em geral.

2.3 Gabião cilíndrico ou Saco

Gabião cilíndrico ou saco é constituído de um único pano de tela de forma retangular que, quando da montagem, é enrolado de modo a se unir os lados maiores do retângulo, vindo este a assumir forma cilíndrica.

Nas obras livres das extremidades é passado altemadamente pelas malhas um fio de diâmetro maior que aquele usado na malha da tela, objetivando reforçar as extremidades e possibilitar, ao puxar-se ao mesmo, que as extremidades sejam laçadas e a peça formada.

São utilizados em obras de emergências: estivos em terrenos moles, etc.

3. MATERIAIS

Características, dimensões e tolerâncias:

3.1 Da malha da rede

A dimensão “D” da malha, relacionada na tabela I, se refere à distância entre duas torções paralelas da malha e medida do interior de uma torção ao exterior da outra.

Tal medida é determinada calculando-se a média das medições “D” retirada sobre dez malhas consecutivas e dispostas transversalmente na textura da rede.

3.2 Do fio da malha

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com