TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graphic Novel

Pesquisas Acadêmicas: Graphic Novel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Graphic Novel

O termo Graphic Novel, romance gráfico, já está estabelecido nos complementos culturais dos tabloides alemães, e algumas editoras já comunicaram que anseiam ampliar a gama de invenções nessa área. Mas às vezes não fica muito claro qual é seu real significado. Por isso partamos de uma afirmação, por mais comum que possa parecer: Graphic Novels são quadrinhos. Porém não se trata daquelas histórias do Pato Donald, do Asterix, Superman e Homem Aranha que apreciamos durante nossa infância e que apresentam um quê de trivialidade: a maioria delas foi publicada em cadernos ou álbuns, comprada em bancas de jornal e talvez até mesmo escondida, com uma certa vergonha, dos pais e professores. São consideradas histórias mais longas e elaboradas, semelhantes a prosas e é mais complexo que as histórias em quadrinho abordados nos clássicos gibis.

Quanto sua origem, não há comprovação história precisa, porém consideram que tenha surgido com a intenção de mudar a forma com que se veem essas histórias que viraram alvo do público infantil. Graphic Novel recebeu este nome pelo grande quadrinista Will Eisnter quando criou a HQ “Um contrato com Deus” e notou que sua história não se qualificava em nenhuma opção, até então. Para que houvesse êxito na venda dos seus trabalhos, Eisner criou o que seria a primeira Graphic Novel e desde então muitos artistas aderiram a esta nova classificação e criaram historias mais longas com uma profundidade emocional maior. É uma maneira mais adulta e distinta de ver o mundo através dos quadrinhos.

As produções desta nova narrativa privilegiam os aspectos qualitativos e buscam uma excelência que lhes permitam ocupar um patamar equivalente ao das produções literárias e cinematográficas de qualidade. Muitas editoras, no Brasil e no exterior, tem usado o termo graphic novel como se fosse uma marca, estampando-a nas capas dos livros ou como campanha de marketing, onde ostentou a função de um selo que garante a qualidade.

Os autores tem como intenção serem contadores de histórias, buscam a inventividade, a renovação da criatividade, porém estão cientes de que isto não trará um rendimento lucrativo apropriado, já que o publico alvo é muito mais seleto. Os fãs deste estilo, a depender da safra atual, com certeza não se sentirão carentes de boas histórias.

Referências Bibliográficas

O que é uma Graphic Novel? <http://www.o-que-e.com/o-que-e-uma-graphic-novel/> Acesso em 25 de fevereiro de 2013.

Graphic Novel <http://www.infoescola.com/literatura/graphic-novel/> Acesso em 25 de fevereiro de 2013.

História em quadrinhos agora é Graphic Novel <http://www.riocomicon.com.br/historia-em-quadrinhos-agora-e-graphic-novel/> Acesso em 25 de fevereiro de 2013.

O que são Graphic Novels? – Panorama das produções de HQs alemãs e internacionais

< https://www.goethe.de/kue/lit/prj/com/ccs/csz/pt5711244.htm> Acesso em 25 de fevereiro de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com