TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Geral Da Arte

Artigo: Historia Geral Da Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

História Geral da Arte

Construtivismo Russo

Movimento De Stijl

Pop-Art

Minimalismo

Construtivismo Russo

O Construtivismo Russo foi um movimento de vanguarda que abriu o século XX, mais precisamente em 1919.

O Construtivismo, considerado por muitos como o “Desconstrutivismo” da arte, foi muito utilizado na época como uma forma de expressão, criado a partir da necessidade de demonstrar o sentimento das pessoas naquele momento.

Não era nada parecido com a arte que estava em foco, pois caracterizou-se pela utilização de elementos geométricos, cores primárias e fotomontagem, que não eram considerados elementos artísticos muito comuns, mas que depois do tal movimento, até hoje são muito utilizadas em propagandas e ações de marketing.

Na arte:

“Livros”. Cartaz para o departamento estatal da imprensa de Leningrado – 1924

Cartaz pelo direito de trabalho da mulher.

Na Arquitetura:

Casa Melnikov

Konstantin Melnikov

Dois cilindros abrigam uma residência e um estúdio de arquitetura.

O primeiro, ligeiramente mais baixo que o outro, recebe a fachada de entrada: um grande pano de vidro que corta o volume cilíndrico. E o segundo cria a fachada da casa: uma composição de janelas hexagonais.

Uma estrutura que remete a um favo de mel e sem a necessidade de qualquer tipo de quadro, as aberturas hexagonais compõe a fachada e iluminam abundantemente o interior.

O espaço interno não possui elementos estruturais, já que a sua “carcaça” faz todo o trabalho.

Um movimento espiral expõe a diversidade de espaços através das alturas, passando de um pé-direito simples, para um espaço de dupla altura.

Uma escada em caracol leva ao segundo andar, onde os quartos e sala de estar estão localizados. A cozinha e o banheiro estão localizados no primeiro pavimento e no terceiro pavimento, encontra-se o estúdio.

Imagens:

De Stijl

O De Stijl nasce em plena Primeira Guerra Mundial, na Holanda.

O movimento nasce como a tentativa de criar uma arte nova e internacional, em um espírito de paz e harmonia. Os membros do De Stijl procuravam “expressar um novo ideal de harmonia espiritual e ordem”.

Podemos afirmar é que temos aqui a evolução e a dissolução do Neoplasticismo. Embora suas origens estejam nas artes decorativas, o movimento De Stijl desenvolveu uma ornamentação que refletia a influência do cubismo e rejeitava o artesanato em favor de um “antinaturalismo” geométrico.

Teve como seus principais artistas, Piet Mondrian (pintor), Theo van Doesburg (pintor, decorador e arquiteto) e Guerret Rietveld (arquiteto).

Principais obras:

Na Arquitetura:

Casa Schröder

Gerrit Thomas Rietveld

Uma das principais características da Casa Schroder é a sua flexibilidade. O piso superior é como um grande espaço aberto e por meio de placas deslizantes e rebatíveis pode ser transformar em 7 espaços menores fechados,.

O pavimento inferior mantém a configuração espacial mais tradicional e a utilização de vidro no topo das portas faz a vez de integrar ambos os pavimentos.

Outro importante fator é a relação entre área interna e área externa, pois Rietveld buscou criar aberturas para as melhores vistas, preocupação já existente na escolha do terreno.

A janela do pavimento superior foi feita de tal maneira que quando aberta parecesse que ela não existia, criando uma relação direta com a paisagem externa.

A escolha das cores mostra sua clara influência do movimento “De Stjil” e das obras de Piet Mondrian.

Nas áreas internas foram utilizados tons cinzas nas paredes e nos tetos e nos elementos rebatíveis e nas estruturas metálicas na cor preta.

Na parte externa utiliza-se a cor branca para ressaltar a intersecção dos elementos metálicos pretos, além de alguns detalhes nas cores vermelha amarela e azul. Foi a pedido da cliente que o próprio Rietveld fez a escolha das cores.

Organizado em torno da escada central, o espaço é constituído por cozinha, três quartos, sala de leitura, quarto de empregada, escritório e depósito.

Já no segundo andar localiza-se a área de estar.

Pop-Art

A Pop Art, abreviatura de Popular Art, foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com