TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões - História Geral Da Arte E Apreciação De Obras

Dissertações: Questões - História Geral Da Arte E Apreciação De Obras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  4.223 Visualizações

Página 1 de 6

Questões – História Geral da Arte e apreciação de obras

1) Que acontecimentos marcaram o início do interesse do artista pré-histórico em retratar a figura humana?

No período Paleolítico, temos homens pré-históricos com perfil de caçadores. Portanto, a representação de animais (estilo “zoomórfico”) em pinturas e incisões era a característica mais marcante da arte desses povos. Em poucos casos, até encontravam-se figuras humanas, mas não eram retratadas com tanta naturalidade, detalhadamente como os animais. O interesse humano era voltado ao mundo animal, não havia um senso de superioridade. Isso só foi ocorrer com o desenvolvimento agrícola e pecuário, ocorrido no Neolítico. Nesse ponto da História, o ser humano se via como um dominador das espécies, portanto, superior e digno de ser melhor retratado nas pinturas e incisões rupestres.

2) Que característica da cultura egípcia foi decisiva para a grandiosidade de sua arquitetura? Cite exemplos de obras.

Na época do Egito Antigo, diferentemente dos homens primitivos, o homem já se considerava superior às outras espécies. Mais do que isso: começou a haver um senso de superioridade de homem para homem. As tribos passaram a ser lideradas por chefes e estes chefes impunham respeito. As origens do povo egípcio vêm dessas tribos. O chefe das tribos passaria a ser chamado de faraó. Este, além de ser um líder respeitado por todos, era também autodenominado o representante da divindade na Terra (nessa época, a religião dos povos já havia se desenvolvido bastante). Em junção com a cultura e o desenvolvimento avançado do Egito, essa adoração do faraó contribuiu para que fossem construídos monumentos como as Pirâmides de Gizé e a Esfinge.

3) Qual era a importância da múmia e da vida após a morte para os egípcios?

Os egípcios acreditavam que após a morte o ka – o espírito – poderia voltar ao corpo, desde que estivesse bem conservado. Por isso, haviam os embalsamadores que empregavam técnicas de mumificação, como a extração de vísceras e a aplicação de ervas aromáticas no abdomêm do cadáver. Antes, privilégio apenas do faraó e sua família, enterrados em ricos túmulos repletos de objetos, jóias, alimentos, pinturas e esculturas de escravos que os acompanhariam em sua nova vida, como o passar do tempo, seria também comum homens mais pobres arcarem com os custos de um embalsamador.

4) Qual foi a grande mudança trazida pelo período Helenístico?

No período Helenístico, mais do que nunca, os gregos se preocupavam em dar mais realismo e movimento às suas obras. Os cidadãos se interessavam mais particularmente pela arte, fato que criou um novo mercado para a arte grega . Baseados nos modelos clássicos, os artistas tendiam a retratar as emoções humanas, em ações dramáticas e violentas. Podemos perceber essa mudança observando a obra “Laocoonte e seus filhos”:

5) Quais os períodos da Arte Grega?

A Arte Grega pode ser dividida em 4 períodos cronológicos: Geométrico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

No período Geométrico (IX a.C. e VIII a.C.), a arte se restringia quase só à decoração de utensílios variados, como vasos, jarras e outros. Havia pouco material artístico.

No período Arcaico (VII e VI a.C.), houve uma fase em que a cultura grega foi muito influenciada pela oriental: as cidades-Estado começaram a se formar nesta época e foram influenciadas pela cultura egípicia e mesopotâmica. O contato com produtos têxteis e metais orientais influenciou-os a substituir o estilo geométrico do período anterior. Havia pinturas sobre potes, fabricados principalmente no Corinto. As formas humanas e o naturalismo começaram a ser valorizados e a arquitetura e as esculturas monumentais se desenvolveram. Já havia uma inserção do estilo propriamente grego.

O período clássico (V e IV a.C.) é considerado o ápice das artes gregas, um dos mais grandiosos de todos os tempos, sendo que a grandiosidade da Arte nessa época só é superada no período Helenístico. Há preocupação de representar homens e mulheres em movimento, naturais. É bem notada essa característica nas esculturas, que representam diferentes poses de deuses e homens, atletas se movimentando e roupas esvoaçantes.

No período Helenístico (III a I a.C.), o estilo Clássico é implementado com o acréscimo de representações ainda mais realistas e detalhadas, representando emoções humanas, de forma teatral. Há menos idealismo, os artistas querem ser realistas e chegam às vezes, até a caricatura.

6) Quais os monumentos como aquedutos, arcos, esculturas na arte Romana? Fale sobre POMPEIA.

A arte Romana é influenciada pela cultura etrusca, arte popular que retratavam o cotidiano e da cultura greco-helenística, expressando o ideal de beleza. Entre as principais características da arte Romana está o uso de arcos e abóbadas nas construções e o realismo nas esculturas. Podem ser evidenciadas essas características nas seguintes obras:

Coliseu Romano

Estátua de Augusto em Roma

Aqueduto de Segóvia

Arco de Tito

Pompeia – foi uma cidade Romana, destruída por um vulcão em 79 d.C. Ela se manteve oculta por 1600 anos e, quando reencontrada, por acaso, descobriu-se que as cinzas e a lama mantiveram conservada quase que por inteira a cidade, incluindo obras artísticas. Nela, se localizava a Casa dos Vetti, uma das mais célebres e luxuosas residências da antiga cidade, onde foram encontradas várias obras e pinturas como:

7) A arquitetura Gótica transmite uma sensação de amplitude e eleveza. Isso é conseguido com a combinação de que elementos?

A arquitetura Gótica se utiliza de construções mais verticais, “mais próximas do céu”. Há uma combinação de abóbadas de nervuras, arcos ogivais e vitrais. Os pilares e paredes eram mais finos, por conta de serem colocados em superfícies bem regulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com