TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da música

Por:   •  30/9/2016  •  Abstract  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

ETCM

Aluno: Gerailton B. Da Silva Filho

Historia da musica 1, turma “D”

Cantochão: Melodia sem acompanhamento em que são cantados os textos da liturgia católica romana. A modalidade tradicional adotada e o canto gregoriano. Em sua forma básica, o cantochão e ritmicamente livre. A notação do cantochão tradicional que se desenvolveu pouco a pouco durante a idade media, usa uma variedade de notas (conhecidas como neumas) escritas em uma pauta de quatro linhas, com uma clave de dó ou uma clave de fá.

Canto gregoriano: O canto gregoriano é um gênero de música vocal monofônica, monódica (só uma melodia), não acompanhada, ou acompanhada apenas pela repetição da voz principal com o organum, com o ritmo livre e não medido, utilizada pelo ritual da liturgia católica romana.

Organum: O tipo mais antigo de polifonia medieval, freqüentemente na musica de igreja dos séculos IX a XII. Existem três categorias básicas (estrito livre e o melismatico).

Organum de Notre Dame: No século XII, Paris se tornou o mais importante centro musical, isso a partir do inicio a construção da catedral de Notre Dame. A partir daí surgiu um grupo de compositores de organum pertencentes à escola de Notre Dame, dos quais o que mais se destacaram foram Léonin e Perotin

Conductus: Peça medieval, semelhante a um hino, cuja finalidade era, originalmente, acompanhar uma procissão religiosa.

Hoquetos: Na polifonia medieval, a rápida alternância de duas ou mais vozes com notas isoladas ou pequenos grupos de notas, uma parte soando enquanto  as outras silenciam. Essa técnica foi popular no moteto Ars Nova do século XIV.

Isorritmia: Recurso estrutural da polifonia medieval, associado especialmente a Ars Nova, em que a parte de tenor é construída em torno de um esquema repetido de valores de notas

Ars Antiqua: Musica medieval dos séculos XII e X III, especialmente associada à escola de Notre Dame em Paris e a seus dois principais compositores Léonin e Perotin

Ars Nova: Musica medieval do século XIV, especialmente associada aos compositores franceses Machaut e Vitry. A Ars Nova representou uma mudança da altamente organizada ars antiqua, com os usos de padrões ritmos mais variados.

Léonin: Foi um compositor Frances, possivelmente trabalhou no Notre Dame em Paris. Compôs ogana dupla. Segundo um teórico anônimo, Léonin foi o maior compositor de organum. Sua obra apresenta a pratica musical da geração que precedeu a de Perotin.

Perotin: Foi um compositor Frances, trabalhou com mestre de capela na igreja que ocupava o local onde hoje se ergue a Notre Dame. De acordo com um teórico anônimo, Perotin foi o melhor compositor de descantes, encurtando os organa e compondo novas seções conhecidas como clausulas, também  escreveu organa em três e quatro partes, alguns das quais podem ter sido escritas por volta de 1198, alem de conducti monofônicas e polifônicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com