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História Da Arte

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Por:   •  11/3/2014  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

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CUBISMO

O cubismo é um movimento bastante interessante e que nasceu em 1907 no quadro Les Demoiselles d'Avignon de Pablo Picasso. O interessante nesse movimento é que sua ideia é distorcer o modo de olhar um objeto trazendo todos lados do mesmo para o mesmo plano de visão, isso usando formas geométricas como cubos, cilindros e triângulos rejeitando qualquer tipo de perspectiva. Essa atitude não tem nenhum compromisso em passar a aparência real das coisas.

Podemos dizer que sua motivação veio a partir de Paul Cézanne artista impressionista que mais tarde começou a mudar sua forma de pintar, quebrando a visão de que a arte deveria ser uma cópia da realidade.

Principais Características:

• Geometrização das formas e volumes;

• Renúncia à perspectiva;

• O claro-escuro perde sua função;

• Representação do volume colorido sobre superfícies planas;

• Sensação de pintura escultórica;

• Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave;

Os artistas mais conhecidos são: Pablo Picasso e Georges Braque.

FOVISMO/FAUVISMO

- Fauve = Fera ou selvagem.

Fera é um dos sinônimos descritíveis para esse movimento. Visto pela primeira vez em 1905 no Salão de Outono em Florença – Paris, o fovismo tem como temática a alegria de viver e as emoções. Mas desconsidera a ideia de que criar, em arte, tenha relação com o intelecto e nem com sentimentos. Seus princípios era usar cores puras, sem qualquer mistura (ou seja, do jeito que saem das bisnagas).

O movimento fovista começou em 1901 com Henri Matisse, e se opunha a seguir as regras do impressionismo, como o conceito de luminosidade nas obras. O movimento também não tinha nenhuma intenção crítica e nem política. Os fauves veem na arte primitiva a expressão de uma certa condição natural do homem. Seus princípios eram usar cores puras. É possível encontrar rastros do fauvismo em obras de Vincent Van Gogh em suas pinceladas fortes e cores expressivas.

Características da pintura:

• Pincelada violente, espontânea e definitiva;

• Ausência de ar livre;

• Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjetiva, não correspondendo à realidade;

• Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas;

• Pintura por manchas largas, formando grandes planos;

Pintores do movimento: Maurice De Vlaminck, André Derain.

EXPRESSIONISMO

O Expressionismo é um movimento forte em suas características, além de sua forma de pintura, expressa emoções como ciúme, medo, raiva, tristeza, solidão (e temas relacionados como a miséria humana e a prostituição) em forma plástica utilizando cores irreais. Dando menos importância também a noções de perspectiva e de luz. Seu maior objetivo é potencializar o impacto emocional do expectador e distorcendo os temas.

Esse movimento aparece pela primeira vez em 1911 pela revista Der Sturm (uma revista francesa, A Tempestade) e tem suas bases nos romantismo alemão, como nas figuras negras de Goya que rompeu com convicções com as quais eram representadas as anatomias para mergulhar num mundo interior. Até que a primeira guerra mundial aparece e destrói o movimento, mas não totalmente, pois isso foi uma motivação para que outros artistas continuassem com o movimento.

Principais características:

• Pesquisa no domínio psicológico;

• Cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;

• Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;

• Pasta grossa, martelada, áspera;

• Técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões;

• Preferência pelo patético, trágico e sombrio.

Pintores do movimento: Paul Gauguin, Vicent Van Gogh.

DADAISMO

O dadaísmo o movimento mais irracional que existe - se é que podemos dizer assim – pois sua proposta é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas, selecionando e combinando elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente, firma-se como um protesto contra uma civilização

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