TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilana Kaplan

Por:   •  28/9/2016  •  Bibliografia  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Educacional 11 De Ceilândia – CED 11

Erika Alves Ferreira

FRIDA KAHLO
VIDA E OBRA

Brasília-DF
Junho de 2016

Erika Alves Ferreira - N°12 – 2°D


 
FRIDA KAHLO
VIDA E OBRA

Trabalho apresentado como recurso avaliativo da disciplina de artes, ministrada pelo o Prof. Luíz.

Brasília-DF
Junho de 2016

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO...............................................................................................4
VIDA DE FRIDA KAHLO.............................................................................5
OBRAS DE FRIDA KAHLO..........................................................................6
CONCLUSÃO..................................................................................................9
BIBLIOGRAFIA..............................................................................................10


INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei falar da vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo, alguns acontecimentos da sua vida pessoal e artística, incluindo informações dos seus pais, marido e etc. Incluindo imagens de suas obras.  


FRIDA KAHLO

Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, na Cidade do México e hoje um distrito. Seu pai, Guillermo Kahlo nasceu Carl Wilhelm Kahlo, em Pforzheim Alemanha, filho de Henriette Kaufmann e Jakob Heinrich Kahlo. Frida afirmava que seu pai era de ascendência judaico-húngara, mas pesquisas demonstraram que os pais dela não eram judeus, mas luteranos alemães. A mãe de Frida, Matilde Gonzalez y Calderón, era uma católica devota de origem indígena e espanhola. Os pais de Frida se casaram após a morte da primeira esposa de Guillermo, durante o nascimento do seu segundo filho. Em 1913, com 6 anos, Frida contraiu poliomielite, a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo da vida. A poliomielite deixou uma lesão no seu pé direito, pelo que ganhou o apelido de Frida perna de pau. Passou a usar roupas longas e exóticas saias, que se tornaram uma de suas marcas pessoais.
                Ao contrário de muitos, Kahlo não começou a pintar cedo. Embora o seu pai tivesse a pintura como um passatempo, Frida não estava interessada na arte como uma carreira. Entre 1922 e 1925 frequenta a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e assiste a aulas de desenho e modelagem. Em 1925, aos 18 anos, aprende a técnica da gravura com Fernando Fernandez. Então sofreu um grave acidente. Um bonde, no qual viajava, chocou-se com um trem. O pára-choque de um dos veículos perfurou-lhe as costas, causando uma fratura pélvica e hemorragia.
 Durante a sua longa convalescença, começou a pintar, usando a caixa de tintas de seu pai e um cavalete adaptado à cama. Em 1928, entrou no Partido comunista mexicano e conheceu o moralista Diego Rivera, com quem se casou no ano seguinte. Sob a influência da obra de Diego, adotou o emprego de zonas de cor amplas e simples, num estilo propositadamente reconhecido como ingênuo. Entre 1930 e 33 passa a maior parte do tempo em Nova Iorque e Detroit, com Rivera. Entre 1937 e 1939, recebeu Leon Trotski em sua casa de Coyoacán. Em 1939 expõe em Paris na galeria Renón et Colle. A partir de 1943 começou a dá aulas na escola La Esmeralda, no D.F. (México). Frida Kahlo morreu na cidade de Coyacán (México) em 13 de julho de 1954.

[pic 1]

OBRAS FRIDA KAHLO

             Unos cuantos piquetitos", 1935. Obra pintada por Frida ao descobrir a traição do marido com sua própria irmã Cristina retratando sua dor.

                   
[pic 2]                .

Frida pintou-se como duas neste quadro de 1939, As duas Fridas. Mostra-se aqui como uma mulher dividida pela dor lacerante do corpo e da instabilidade de seus relacionamentos, e que ao mesmo tempo é intensa, apaixonada e repleta de esperança.

         [pic 3]

              Em Coluna Rota, de 1944, Frida se retrata com a coluna mutilada e o corpo coberto de pregos: a sua dor torna-se tão visível que é possível ao admirador senti-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (396.7 Kb)   docx (269.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com