TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os “Acusados” (1988), do diretor Jonathan Kaplan

Por:   •  29/3/2020  •  Resenha  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

“Acusados” (1988), do diretor Jonathan Kaplan

O filme “Acusados” conta a história de Sarah Tobias, que em certa noite foi estuprada por um grupo de homens enquanto algumas pessoas que estavam no bar apenas assistiam e outras incentivavam a prática do crime. Em certo momento Sarah consegue escapar e corre em direção a estrada onde consegue carona com um caminhoneiro até o hospital, lá é realizado o exame de corpo de delito e se constata o estupro, nesse mesmo local somos apresentados a futura advogada de Sarah, Kathryn Murphy, que ao conhecer Sarah logo a questiona com relação aos fatos ocorridos e também se ela havia bebido ou se drogado antes do estupro acontecer.

No decorrer do filme é mostrado que Sarah consegue condenar os estupradores, porém por um crime de pena mais leve e não pelo estupro, sendo assim, ela convence a sua advogada a processar as pessoas que estavam estimulando o estupro, o que caso ocorresse faria com que os estupradores, deixassem de responder pelo crime mais leve e passassem a responder pelo crime de estupro. Ao final do filme é mostrado que Sarah enfim consegue o que tanto desejava.

Esse filme foi marcante pela cena de estupro, uma vez que essa foi mostrada de uma maneira jamais vista antes naquela época, prova disso é que o filme ganhou o urso de ouro no Festival de Berlim.

Esse filme também serviu para alavancar a carreira de Jodie Foster, que vinha de uma estrela teen, com potencial de uma atriz adulta e madura, ganhou um Globo de Ouro e um Oscar por sua atuação nesse filme.

Um fato curioso sobre o filme é que a atriz Kelly McGillis que interpreta a personagem Kathryn Murphy foi cotada para o papel de Sarah Tobias, porém ela recusou devido ao fato de em 1982, enquanto estudava e morava em Nova Iorque, teve seu apartamento arrombado por dois homens e foi estuprada sobre a mira de uma arma.

O filme se baseia no caso real de Cheryl Araujo, que em 6 de agosto de 1986 foi estuprada por um grupo de homens em um bar localizado em New Bedford, Massachusetts, o caso ganhou notoriedade nos EUA devido ao fato de que os advogados dos réus trataram a vítima como se fosse suspeita. Esse fato se repete no filme, onde podemos ver que devido a condição financeira de Sarah e a forma como ela estava trajada, o modo como ela agiu na noite do crime faziam com que os advogados dos acusados acreditassem que ela havia consentido com o estupro, tanto que em certo momento Kathryn a indaga sobre isso, pois foram encontrados traços de maconha e cerveja no sangue de Sarah.

O filme mesmo sendo de 1988 ainda se mostra muito atual, pois constantemente a mídia noticia casos em que a vítima é tratada pelas pessoas como se tivesse pedido o estupro, uma vez que ela estava com roupas “indecentes” ou curtas demais.

Como aspectos criminais podemos ressaltar o estupro, que está previsto no art.213, CP “Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. O exame de corpo de delito, os tipos de provas utilizados pela defesa de Sarah, que são provas testemunhais, periciais, depoimentos e exames médicos.

O ponto secundário, mas que ganha bastante destaque é a omissão de socorro por parte dos frequentadores ao verem o estupro, o que os enquadraria no art.135, CP “Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com