TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROPROCESSADORES I - MONÓLOGO

Por:   •  6/10/2018  •  Ensaio  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 10

MICROPROCESSADORES I - MONÓLOGO

Gabriel Dornelas Paranatinga

Kaique Lorena

Vinícius Viana dos Santos

Prof. Dr. Mário Roberto da Silva

Rio Claro – SP


                                                        Sumário

1.        Introdução        1

2.        cordas de um violão        1

3.        processo de afinação        1

A)        ouvido absoluto        1

B)        diapasão        2

C)        afinador digital        3

4.        construindo nosso afinador        4

A)        unidade de controle        6

B)        contador        7

C)        registrador e comparadores        8

5.        CONCLUSÃO        9

                                                                                Introdução

  1. Introdução

Um instrumento desafinado, seja ele qual for, definitivamente não é bom para nossos ouvidos, ou seja, podem causar grande desconforto. Já que instrumentos de corda tendem a desafinar à medida em que elas afrouxam, aprender como afinar um violão, por exemplo, pode ser uma das primeiras coisas que os iniciantes devem saber para terem certeza de que toquem um som limpo. Para isso, há diversas formas de realizar esse processo, porém algumas delas, não são tão precisas, sendo necessário utilizar-se de instrumentos de medição para que nos auxilie nesta tarefa.

  1. cordas de um violão

Para que se realize a afinação de um violão, primeiramente é necessário se conhecer quais são as notas que cada uma das cordas representa. Começando com a nota mais grave (corda mais grossa), a afinação padrão para as cordas de um violão será:

  • E (Mi);
  • A (Lá);
  • D (Ré);
  • G (Sol);
  • B (Si);
  • e (Mi).

  1. processo de afinação

Há diversas formas de afinar o violão, porém apresentaremos apenas três como forma de comparação:

  1. ouvido absoluto

Ouvido absoluto é um fenômeno auditivo, geralmente considerado raro, que se caracteriza pela habilidade de uma pessoa identificar ou recriar uma dada nota musical, mesmo sem ter um tom de referência. Portanto, uma pessoa com ouvido absoluto tem a capacidade de formar uma imagem auditiva interna de qualquer tom musical marcado por um símbolo apropriado (nota, letra). Assim, pode naturalmente identificar qualquer tom acusticamente apresentado (ouvido absoluto passivo) e, mais raramente, cantar qualquer tom de memória, sem referências externas (ouvido absoluto ativo). Pessoas que possuem ouvido absoluto possuem as seguintes características:

  • Nomear notas e acordes apenas por ouvi-los
  • Cantar qualquer tom usando a memória (sem nenhum tom de referência)
  • Cantar canções pelo ouvido (após apenas escutá-las)
  • Compor música usando a própria memória
  • Identificar tons de canções apenas por ouvi-las
  • Ler folhas de música mentalmente
  • Saber se um tom está ligeiramente mais alto ou mais baixo, sem usar uma referência externa

  1. diapasão

Diapasão é um instrumento metálico em forma de forquilha, que serve para afinar instrumentos e vozes através da vibração de um som musical de determinada altura. A forquilha é afinada em uma determinada frequência (atualmente o mais comum é o  de 440 Hz). Ao ser golpeado contra uma superfície, as duas extremidades da forquilha do diapasão vibram produzindo a nota que será utilizada para afinar o instrumento musical. O diapasão permite determinar a característica de um som relacionada com a frequência de vibração das ondas sonoras produzidas. Os sons agudos têm frequências mais altas do que os sons mais graves. Quanto mais tensa fica uma corda, mais agudo fica o som. Quanto mais solta ela está, mais grave é o som. Então se o som do diapasão de garfo está mais agudo do que o som da primeira corda presa na quinta casa (o nosso Lá), é necessário tencionar a corda até que ela soe igual à referência.

[pic 1]

Figura 1. Um diapasão

  1. afinador digital

Um afinador digital é um equipamento eletrônico que tem a função de facilitar o processo de afinação de um instrumento. Ele detecta as vibrações que recebe e determina qual a frequência destas ondas, mostrando se o instrumento está ou não afinado. Assim, pode-se ajustar facilmente as cordas de forma que o instrumento fique afinado, ou seja, sua utilização permite afinação precisa do instrumento mesmo para quem não possui ouvido bem treinado.

[pic 2]

Figura 2.  Afinador Digital

Dentro da classe de afinadores digitais podemos inserir aplicativos para celular (Afinador Cifra Club - Android/IOS, CF tune - IOS, Guitar Tuner - Android/IOS, etc.), ou até mesmo sites encontrados na web, que disponibilizam softwares capazes de ser usado para afinação de instrumentos. No entanto eles não são tão precisos quanto um afinador digital, ou outras formas mais práticas de afinação.

  1. construindo nosso afinador

O problema discutido acima tem diversas formas de ser resolvido, e por esse motivo, desenvolveremos nas próximas seções a forma que utilizamos para afinarmos a primeira corda do violão (E: Nota Mi) e, a partir disto, podemos realizar a afinação da seguinte corda tendo como referência a corda afinada anteriormente, repetindo o processo com as cordas seguintes até que todas as cordas estejam afinadas. Partindo da referência da nota Lá em 440 Hz e chegarmos na mesma frequência da nota Mi (primeira corda do violão), precisamos diminuir a frequência a partir da nota de referência, ou seja, obtendo notas mais graves. Entre as notas naturais, temos pequenos intervalos chamados de tons e semitons, sendo que em uma oitava temos 12 semitons.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (388.5 Kb)   docx (76.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com