TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manoel Da Costa Ataide

Pesquisas Acadêmicas: Manoel Da Costa Ataide. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

MANUEL DA COSTA ATAÍDE!

Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como (Mestre Ataíde), nasceu na cidade de Mariana, ( MG), tendo sido batizado em 18 de outubro de 1762. Filho de um capitão português , seguiu, durante certo tempo carreira militar, atingindo os postos de sargento e alferes. Pouco se sabe sobre sua formação artística. Suas primeiras obras documentadas datam de 1781.

Mestre Ataíde trabalhou como pintor de painéis, dourador, pintor de imagens e talha, desenhista e ilustrador. Suas obras, classificadas como barrocas, destacam-se pela utilização de cores puras e contrastadas, especialmente tons de azul. Seus anjos, madonas e santos, e muitas vezes apresentam traços mestiços.

Mestre Ataíde pertenceu á terceira geração de pintores mineiros. Durante o século XVIII o ouro e pedras preciosas das Minas Gerais financiaram um dos períodos mais ricos da arte brasileira, sendo a Igreja Católica o principal mecenas deste Brasil, colonial. Praticamente toda a pintura produzida pelo Mestre Ataíde é sacra, tendo como objetivo ilustrar os dogmas fundamentais da fé católica.

O pintor mineiro faleceu em Mariana, no dia 2 de fevereiro de 1830. Considerado um dos pintores de maior destaque do século XVIII a atuar no Brasil, Mestre Ataíde exerceu grande influência sobre os artistas de sua região , através de numerosos alunos e seguidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com