TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Inovadores

Trabalho Universitário: Materiais Inovadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 2

MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Vamos falar de algumas empresas que desenvolveram materiais de construção sustentáveis e seus principais produtos:

A Ecovative cria materiais feitos a partir de subprodutos agrícolas e de um cogumelo específico, chamado Micélio. O Micélio é uma cola natural e de auto-montagem, que digere resíduos de culturas para a produção de materiais de custo competitivo e ambientalmente responsáveis que funcionam como os que já existem. O processo de criação não é feito por manufatura mas sim pelo crescimento natural das misturas. Um desses materiais, que promete ser muito usado na produção de móveis, é o Myco Board.

Para criá-lo, a Ecovative utiliza micélio para ligar partículas de plantas agrícolas. Este material é então comprimido com pressão e calor em placas ou formas moldadas. Resinas químicas não são utilizadas no processo. O Myco Board pode ser usado para estruturar móveis e paredes.

Myco Board.

Fonte: ecovativedesign.com

Os painéis criados pela StormWall também são bastante inovadores para construções sustentáveis. São sistema de paredes, piso e forro estruturais que substituem o uso de drywall. Absorvem mais de três vezes a quantidade de CO2 emitida em sua cadeia de produção. Esses paíneis já podem ser usados e obtidos para construção. Eles são tão resistentes que são usados não apenas para residências mas também para a construção de abrigos em caso de tornados. Eles são feitos a partir de materiais 100% reciclados e os próprios resíduos gerados pela indústria são reaproveitados.

Fonte: http://www.stormwallindustries.com

Painéis Ecor: feitos de fibra de celulose, são fabricados em um ciclo que reutiliza 99,5% da água necessária para a produção. Esses painéis assumem várias formas e por isso podem ser usados de diferentes maneiras, na estrutura de diversas partes de uma construção civil.

Fabricados com 100% de materiais reciclados: fontes de fibras são papelões velhos ondulados, fibras bovinas processadas, e outras fibras agrícolas. Não-tóxico, isento de formaldeído com zero de desgaseificação. Painéis de camadas múltiplas são construídos usando uma serapilheira eco e cola PVA branca. O material é leve e fácil de instalar, maleável e ele pode ser revestido para proporcionar uma barreira anti-umidade.

Fonte: http://ecorusa.com/

Ecococon: painéis de palha para construções pré-fabricadas de custo acessível e bom isolamento.

Uma casa feita com esses painéis não só tem uma série de vantagens, que não aparecem em qualquer outra tecnologia de construção, mas atende a todos os requisitos da construção residencial. Muitos testes realizados em outros países têm demonstrado que as características técnicas dos produtos de palha de alta qualidade são iguais ou melhores do que qualquer construção convencional. O uso da palha tem um baixo custo e é possui um impacto bem menor que outros materiais sobre o meio-ambiente.

Fonte: www.ecocon.lt.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com