TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memórias escolares que contribuíram para o desenvolvimento da nossa criatividade

Pesquisas Acadêmicas: Memórias escolares que contribuíram para o desenvolvimento da nossa criatividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 10

MEMÓRIAS ESCOLARES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA NOSSA CRIATIVIDADE

Para acadêmica Priscila a arte na educação infantil era sempre voltada a datas comemorativa sempre fazíamos algo para comemorar o dia do índio, espada de jornal no dia da independência, etc. Havia também apresentações de teatro, de danças, mas tudo pronto nós só tínhamos que ensaiar e apresentar não tinha direito de escolher o que fazer. O aluno na maioria das vezes, já recebia um desenho pronto pela professora com determinação até mesmo das cores a serem usadas. As atividades eram sempre repetitivas que não levaram a nenhum raciocínio, o professor não apresentava domínio na área, nem tão pouco habilidades para ministrar aulas, devido sua formação acadêmica.

Para a acadêmica Adriana a arte era uma proposta totalmente direcionada, todas as datas comemorativas eram apresentadas com um desenho para pintar e alguns com as cores que a professora determinava. Nas coreografias éramos obrigadas a participar, nas festas juninas, dias de santo, pois o colégio era de ordem religiosa e festas de final de ano. Usavamos algumas técnicas com papel crepom, giz de cera sempre de acordo com a solicitação da professora. No final do ano me lembro de sempre de fazer cartões de natal. Todos nossos desenhos eram mimeografados.

As semelhanças entre as artes estudadas pelas acadêmicas:

As semelhanças encontradas entre as colegas do grupo são diversas, pois todas contam com a mesma faixa etária e tiveram a mesma educação praticamente, ou seja, não foram muito exploradas nessa fase estudantil para se desenvolver as artes na escola, somente depois de maiores é que podemos contar com professores que tinham amor à arte e que foram capazes de nos passar o que sentiam para que nós também tivéssemos a oportunidade de desenvolver a nossa criatividade, expressar e expor através do nosso trabalho nossos dons artísticos. Algumas aprenderem a pintar, técnicas diferentes e o gosto pela música e pela dança, de um modo geral com mais influencia teríamos tido mais gosto pela arte e com isso passado para nossos filhos esse aprendizado.

PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

O ensino de arte contemporânea deve considerar a visão da arte em uma perspectiva cultural, a valorização da bagagem cultural do educando, a ênfase no respeito e no interesse por diferentes culturas, a proposta de desenvolver a capacidade de leitura crítica e atenta de obras de arte e do mundo no qual está inserida, a ampliação do conceito de criatividade.

O educador tem um papel fundamental dentro da concepção contemporânea de arte-educação. Cabe a ele traduzir saberes em situações didáticas, que consigam despertar nos educandos a vontade de apreender, interpretar, elucidar, e aperfeiçoar-se. Para que estas situações didáticas tenham êxito é necessário planejar, introduzir, animar, coordenar, conduzir a um fechamento. Todas estas ações são guiadas por um conjunto de valores. Quando temos clareza sobre os valores por trás de nossas decisões, podemos direcionar nossos esforços de modo mais produtivo.

Na visão contemporânea, ao se analisar uma obra de arte, deve-se considerar as qualidades estéticas e também o conhecimento do seu contexto. Assim, uma obra de arte contemporânea, é mais um objeto simbólico do que puramente estético, sendo que a interpretação depende em parte do que pode ser visto em si e em parte do contexto cultural. A interação do que pode ser visto e um conhecimento do contexto acontece na interpretação. Assim, a interpretação inclui a percepção, mas vai além.

O ensino de arte contemporânea requer uma mudança em nossa concepção. Devemos agora procurar desenvolver habilidades para interpretar obras de arte, para fazer sentido delas. Ver a maneira como os estudantes a interpretam e não mais somente como as percebem. A percepção está junto com a interpretação.

A sociedade de hoje requer um ser reflexivo, e a arte contemporânea favorece isso, pois pede uma interpretação ativa, pode unir diversos meios de pensamento, relacionar-se a vários contextos e é suscetível a múltiplas interpretações, promovendo o tipo de entendimento exigido por uma sociedade pluralista, na qual grupos podem coexistir com diferentes histórias, valores e pontos de vista.

O papel da arte-educação hoje é o de investigar as habilidades e meios pelos quais os estudantes encontram significados em obras de arte, como eles relacionam as obras de arte a vários contextos e consideram múltiplas interpretações delas.

Não podemos nos acomodar diante de uma realidade em que o convite é para que sejamos meros consumidores e não atores; devemos questionar tudo aquilo que se oferece como forma de pensamento único e estar dispostos a continuar aprendendo.

Trabalhar com a arte contemporânea exige do professor uma segurança em relação ao conteúdo, que conheça o assunto de modo aprofundado para conduzir discussões produtivas e orientar seus alunos as novas descobertas, pois um dos aspectos do objeto de arte é que ele seja interpretativo, depende do ponto de vista do observador, e é impossível o professor de arte abarcar todas as interpretações, assim considera-se que cada conteúdo tem sua própria gama de informações e conhecimentos potenciais, que ajudaram o professor a auxiliar seus alunos nos processos de significação do conteúdo.

O professor deve ser “mediador” entre a arte e o aluno, para assim transformar a sua prática docente.

HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS PARA EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICA

1. Artes visuais: • As artes visuais no fazer dos alunos: desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas. Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional). Observação e análise das formas que produz e do processo pessoal nas suas correlações com as produções dos colegas.

Experimentação, utilização e pesquisa de materiais e técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argila, goivas) e outros meios (máquinas fotográficas, vídeos, aparelhos de computação e de reprografia). Identificação dos significados expressivos e comunicativos das formas visuais. Contato sensível, reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas. Reconhecimento e experimentação de leitura dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com