TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museus locais de São Paulo

Tese: Museus locais de São Paulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  Tese  •  2.391 Palavras (10 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 10

01 - Cite 02 museus do Estado de São Paulo mais visitados e faça uma explanação sobre a arte encontrada no mesmo.

Museu do Ipiranga

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido também como Museu do Ipiranga ou simplesmente Museu Paulista, sendo parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. É o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista. É responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente.

Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro de 1888 do artista Pedro Américo, "Independência ou Morte".

Desde agosto de 2013 o museu está fechado para o público "para obras, restauros e reparos". A previsão de reabertura é o ano de 2022, bicentenário da Independência.

Endereço: Parque da Independência, no bairro Ipiranga.

Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa

O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna.

O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma ideia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.

No Beco das Palavras, crianças e adultos formam vocábulos a partir de fragmentos que "dançam"; surgem, então, explicações sobre sua origem e seu significado.

Endereço: Pça. da Luz, s/nº - Bom Retiro - Centro.

02- Fale sobre as características da Idade Contemporânea e escolha 02 (dois) artistas de renome deste período, ressaltando as obras que os revelaram.

A Idade Contemporânea é o período que marca desde a Revolução Francesa, fato esse que modificou toda a história política e social da França e segue até hoje, com as diversas manifestações artísticas que surgiram.

A globalização já estava acontecendo e o iluminismo, uma corrente filosófica que acreditava na razão do homem e não na religiosidade se propagou. Foi também nesse período que ocorreram as Grandes Guerras e a revolta de artistas através da arte.

Grant Wood

Grant Wood foi um pintor americano. Foi um dos principais regionalistas dos anos 30, frequentemente pintando temas conterrâneos em um estilo primitivista e até satírico. Entre suas pinturas mais conhecidas está American Gothic.

Pintura realista Gótico americano que retrata um casal de agricultores do Centro-oeste americano e, American Gothic. A inspiração de Wood veio da casa de campo desenhada no estilo gótico rural com uma distinta janela superior e uma decisão de pintar junto a casa com “o tipo de pessoa que eu imaginava viver naquela casa”. A pintura mostra um fazendeiro ao lado de sua filha solteirona. A mulher está vestida com um avental florido e o homem segura um forcado simbolizando o trabalho que cada um desempenha.

Willen de Kooning

Foi um pintor figurativista, sobretudo retratista, e usou o guache, aquarela, pastel e técnicas mistas. Foi também escultor e desenhista.

Na pintura de Kooning, Marilyn Monroe foi reduzida a suas características mais conhecidas: sua pinta preta e sua boca vermelha.

Mas quase abstrato expressionista Willem de Kooning prova muito pesada a mão em seu retrato tosco de Marilyn Monroe. Suas assertivas, pinceladas gestuais esmagar a essência de sua efervescência. Este é Marilyn parque de trailers, e não a menina curiosa e vertiginosa desesperada e grotesca com a grande tristeza e grande sorriso. Cabelo e olhos de guaxinim crespo reunir Courtney Love e papéis que Madonna, por vezes, peças de teatro, mais de três décadas antes de qualquer foram sequer ouvido falar. O rosa enferrujado e amarelo unido em ângulos brutos trair o tremendo poder para sempre curvas de Marilyn.

03- Escolha 05 (cinco) destinos turísticos do estado de São Paulo elaborando o seu histórico e o porquê da sua importância turística.

1- Destino – Vale do Ribeira

Iporanga e Apiaí (SP)

Detentor de grande biodiversidade, o Vale do Ribeira abriga a maior concentração de Mata Atlântica preservada em estágio primário do Brasil, ou seja, que não sofreu a interferência do homem. Não somente a natureza se destaca nessa região mas remanescentes de quilombos e aldeias indígenas caracterizam a cultura da região. Essa riqueza pode ser contemplada através dos diversos parques existentes na região.

Os antropólogos acreditam que a região do P.E.T.A.R (Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira) já era habitada por populações indígenas há mais de dez mil anos. Mas foi no final do século XVII, com o início das Bandeiras, que a região começou realmente a ser ocupada. Muitos dos moradores dessa área são descendentes de antigos quilombos que lá existiam. O P.E.T.A.R foi o primeiro parque brasileiro criado para proteger as cavernas, fundado em 1958 possui relevo acidentado com altitudes médias de até 700 metros. Está localizado entre as cidades de Iporanga e Apiaí no Vale do Ribeira e faz parte do Complexo Ecológico da Serra de Paranapiacaba.

Atrativos:

- Conhecer o maior complexo de cavernas da América do Sul;

- Conhecer a maior reserva de mata atlântica do Brasil;

- Conhecer o mundo subterrâneo;

- Entrar em contato com a natureza;

- Experimentar o tradicional drink da região: Leite de Onça;

- Ver as belezas que as cavernas escondem.

2- Destino – Parque das Neblinas

Mogi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com